11.06.19

Batalha de poesias mobiliza turmas da 2ª série EM para o projeto Ethos

A primeira edição do evento Slam da Nossa Língua teve como base o livro “1984” e marcou a fase de constituição de repertório

Batalha de poesias mobiliza turmas da 2ª série EM para o projeto Ethos

A batalha de versos, conhecida como Poetry Slam, é uma competição em que os poetas leem ou recitam um trabalho original e são avaliados por uma comissão de jurados. O formato ganhou o mundo e desembarcou no Vieira para as turmas da 2ª série EM, no dia 22 de maio. O evento Slam da Nossa Língua, realizado no Salão C, marcou a fase de constituição de repertório para o projeto interdisciplinar Ethos. A ação proporcionou aos estudantes um novo olhar para os textos literários através de uma disputa repleta de criatividade e de performances marcantes.

A atividade foi desenvolvida pelas disciplinas de Linguagens e História, tendo como base o livro “1984”, escrito por George Orwell. Durante essa etapa do projeto, os alunos representantes de cada sala participaram de oficinas com os competidores internacionais, Ludimila Singa e Omin Onawale, que explicaram a origem e como funciona o Slam, abordando também recursos para envolver o público nas competições. “O Slam trabalha toda a expressão corporal para dar vida aos textos que são apresentados e isso foi um desafio muito grande para os alunos e também muito encantador. Tivemos um resultado muito positivo”, destacou o professor de Literatura da 2ª série EM, Paulo Reis.

Os textos apresentados, que discutiram as diversas temáticas abordadas no livro acerca de uma sociedade no futuro, foram construídos pelas turmas, que também escolheram seus representantes para o Slam. Segundo a vieirense Iasmim Leal, ter a chance de vivenciar o projeto foi uma sensação inexplicável. “Foi extremamente gratificante para mim, não apenas como estudante, mas também como cidadã. Me senti muito feliz com o trabalho e espero que ele continue no colégio por muitos anos e que eu possa vir assistir”, contou ela. O aluno Pedro Menezes acrescentou que o aprendizado trouxe uma nova visão de apresentação. “Aprendi que devemos colocar nossa energia no texto, incorporá-lo, e ter esse entendimento é importante para apresentarmos ainda melhor”, frisou ele.

Projeto Ethos

Desenvolvido há 14 anos pelo Colégio Antônio Vieira, o Projeto Ethos tem como objetivo fazer com que os estudantes interajam com as linguagens de Comunicação e de Arte do tempo presente além de estimular o protagonismo do aluno. O coordenador da 2ª série EM e articulador do Ensino Médio, prof. José Teixeira Neto (Zelão), explica que em 2019 o Ethos tem como base o livro “21 lições para o século XXI”, de Yuval Harari. No decorrer das atividades, outros materiais vão complementar os estudos. “Este ano, trouxemos como inovação a ação do Slam e tivemos performances muito interessantes, criativas e consistentes dos alunos que extrapolaram as obras que foram indicadas para os estudos”, concluiu.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo