Avós têm dia especial com netos no Vieirinha
Programação, no mês da família, envolveu estudantes dos 1º e 2º anos EF

Bastava o colinho deles, disparado o mais gostoso de todos, para o clima já ficar bem especial no Vieirinha. Foi o dia de receber a visita dos avós para uma programação em homenagem a eles, em pleno mês da família. No Auditório Mabel Velloso – nome dado ao espaço em reverência à escritora da família de artistas que também foi avó vieirense – as crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental (EF) e seus avós participaram, nos dias 4 e 5 de agosto, de uma animada roda de conversa, comandada pela querida vovó e professora Sálua Chequer, que também fez uma dinâmica com versos e rimas.

Especialista em cultura regional e da infância, Profa. Sálua é coordenadora de Projetos Culturais do Vieira. Juntamente com os pastoralistas Núbia Calazans e Rafael Nascimento, da Formação Cristã, ela falou de tempos, atuais e do passado, marcados por memórias afetivas, partilhando lembranças e permitindo aos avós também compartilharem suas experiências de amor no dia a dia. No primeiro dia, um dos avós, Renilton Oliveira, que é músico, também foi convidado ao palco para participar da apresentação.

Avós do aluno Luiz Henrique, Maia e Venâncio Lisboa vieram de Candeias para participar da manhã na escola com o netinho. “Achei o momento bem bonito, animado, trazendo importantes lembranças e reafirmando nosso carinho”. Para eles, “é importante estar presente também nesse dia na escola”, como frisou Maia. Maria Glória Neves e Antônio Oliveira, avós do aluno Levi, gostaram da parte das músicas antigas. “Lembramos e cantamos juntos cantigas que nós cantávamos ainda no tempo dos nossos filhos pequenos e que hoje pudemos cantar juntos com nossos netos. Foi muito bom!”, disse ela.
CONVIVÊNCIA COM AVÓS
Para os especialistas, a convivência entre avós e netos pode beneficiar os dois lados, devendo também ser pautada pelo amor, cuidado e respeito aos idosos. Quando se trata dos netos, as vantagens são ainda mais visíveis. De acordo com a psicóloga e neuropsicóloga, cofundadora do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), Elma Cajaíba, as conversas frequentes, especialmente com os avós mais velhos, podem estimular o desenvolvimento da linguagem, ampliando o vocabulário e a compreensão verbal.

Os ganhos cognitivos não param por aí. Segundo Elma Cajaíba, ao ter os avós por perto, as crianças e jovens têm a oportunidade de trabalhar a autonomia e a atenção. “Atividades como ouvir histórias, jogar jogos tradicionais ou participar de tarefas cotidianas com os avós ajudam a exercitar a memória, a atenção e a resolução de problemas. As habilidades práticas – como cozinhar, costurar ou cuidar de plantas – também são repassadas nesse convívio, promovendo autonomia e criatividade”, explica a psicóloga, em reportagem publicada na revista VIEIRA+, uma publicação do Colégio Antônio Vieira.
Outro ponto positivo na relação entre avós e netos é a diferença de idade entre eles. Segundo Elma, “ao dialogar com outras gerações, os jovens ampliam sua visão de mundo, desenvolvem senso crítico e aprendem a lidar com frustrações de forma mais madura”. Ainda de acordo com a psicóloga, a experiência de vida acumulada pelos avós é uma fonte riquíssima de aprendizado. “Seus conselhos, relatos de superação e perspectiva mais serena diante dos desafios servem como guias para os netos, especialmente em momentos de incerteza”, conclui.
Veja mais fotos do dia especial no Vieira!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
05.08.25
DIA DOS PAIS – Pais e filhos 'vestem a camisa' do tempo de qualidade juntos e se divertem no Vieira
Comemoração antecipada promoveu integração familiar em clima de diversão e reflexão sobre a importância de ser e estar presente
-
04.08.25
Empossados novos integrantes da Cipa do Vieira
Colaboradores foram eleitos em junho para gestão 2025/2026
-
01.08.25
Revista VIEIRA+ enfatiza princípio jesuíta de atuação "para e com" os demais
Em noite especial, o Colégio Antônio Vieira apresentou nova publicação que amplia diálogo com a sociedade
-
01.08.25
Coral do Vieira participa no fim de semana do II Festival Internacional de Salvador
Apresentações serão realizadas no Teatro Salesiano e na Igreja Nosso Senhora do Bonfim