Atividades no laboratório consolidam aprendizagem de Ciências e Inglês
Professores das duas disciplinas unem-se em codocência para que estudantes explorem também conhecimentos na língua estrangeira

Aula de Ciências: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira reúnem-se no laboratório para consolidar a aprendizagem sobre diferentes métodos de preservação dos alimentos, podendo experimentar e identificar, na prática, quais são os mais eficientes, no sentido de retardar e evitar a decomposição natural por bactérias e fungos. Tudo seria bem comum para os estudantes do colégio, já acostumados às práticas de laboratório para experimentos científicos. O desafio, agora na série, agora é que eles precisam refletir, documentar e apresentar sobre suas descobertas, tudo em inglês. As atividades interdisciplinares fazem parte do Programa Bilíngue do Vieira e visam estimular a ampliação do repertório, construção do pensamento e oralidade, sempre de forma muito natural.
“Língua Inglesa e Ciências foram a ponte para a construção do conhecimento, despertando a curiosidade, a partir de leitura e compreensão textual do material didático. Os alunos ainda assistiram a um vídeo produzido pelos professores do laboratório do colégio. Na semana seguinte, tempo necessário para que o experimento fosse concluído, as turmas visitaram o laboratório e verificaram o estado dos alimentos pós-prática. Em seguida, socializaram as suas impressões sobre a experiência apresentada”, conta o professor de Inglês, Freddy Moura. Ele agradece a parceria da equipe pedagógica de Ciências para os resultados alcançados também na aprendizagem bilíngue.
PEC EM AÇÃO
Coordenadora pedagógica do 9º ano EF, a professora Vânia Virgens destaca o quanto “o planejamento da ação docente é crucial para favorecer o contato, a apropriação, a formulação e a reformulação em relação ao conhecimento, como é destacado pelo Projeto Educativo Comum (PEC, 2021)” da Rede Jesuíta de Educação (RJE). “Acreditamos que contextualizar e integrar os saberes são desafios do processo de aprendizagem”, diz.
Vamos ver alguns registros desse momento?
Fotos: SECOP/CAV
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram