07.10.21

As influências africanas na construção da cultura do Recôncavo são tema de aula de Artes

Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Vieira revelam aprendizagem, inspirados em tecido Kente de Gana

As influências africanas na construção da cultura do Recôncavo são tema de aula de Artes

Originário do Império Ashanti, o tecido Kente é um hoje um dos principais símbolos culturais de Gana, país na África Ocidental. O colorido e os grafismos geométricos impressionam e vêm servindo de inspiração para que os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira possam refletir sobre as influências africanas na cultura do Recôncavo baiano, produzindo também arte, a partir dos novos conhecimentos adquiridos. Assim, os desenhos do Kente passaram a compor belas telas criadas pelos alunos, como parte do trabalho conduzido pelas professoras Anna Oliveira, Camila Paes e Joelma Serra, que integram o Departamento de Música e Artes. O vídeo postado pela Profa. Anna (@criancarteoficial) tem até trilha especial! 


A atividade integra-se ao projeto pedagógico anual da série, o “Contando e Cantando o Recôncavo”, que prevê aprendizagens múltiplas sobre a região baiana onde a maioria dos alunos do Vieira nasceu ou vive. “A proposta visa encantar os estudantes, levando-os a resgatar a nossa cultura, possibilitando, desta forma, a valorização da história do povo baiano. Tem como objetivo estimular a leitura, a escrita, a criatividade e a ampliação da cultura, valorizando a região do Recôncavo”, explica a equipe pedagógica do 4º ano EF. O projeto também prevê, em outras disciplinas, atividades diversas, como rodas de conversa e produção de literatura de cordel.


Mas agora vamos dar uma “espiadinha” na galeria para ver como foi a produção de Artes inspirada no tecido Kente? 

Imagens: Secom  

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo