22.09.21

Arte botânica e desenho de observação: uma combinação que enriquece a aprendizagem no Vieira

Atividade desenvolvida com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ganha destaque na Semana da Primavera

“A arte botânica trata da representação fiel e científica da planta, ou seja, da reprodução de flores, frutos e folhas, realçando as suas características específicas e destacando suas particularidades”. A explicação é da professora Anna Oliveira, integrante do Departamento de Música e Artes Visuais do Colégio Antônio Vieira. Nesta semana em que comemoramos o Dia da Árvore (dia 21) e início da primavera (nesta quarta, 22), a atividade desenvolvida por ela e pela professora Camila Paes com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ganha ainda mais destaque.

Por meio do desenho de observação, que consiste em reproduzir de maneira mais próxima possível a imagem que está sendo vista, as crianças da série puderam perceber os elementos visuais, como ponto, linha, forma, plano, textura e cor, presentes nas folhas, caules e na terra. A técnica também permitiu aos alunos ampliar a aprendizagem sobre a diversidade da natureza, agora também a partir dos exercícios de desenho e pintura.

As professoras de Artes Visuais Anna Oliveira e Camila Paes conduziram os trabalhos

BELAS ESPÉCIES

Para a experiência, os colaboradores da área de jardinagem da escola separaram plantas de diversas espécies, como palmeira de jardim, lança de São Jorge, clorofito e alpínia, ajudando a levar vida e aprendizagens à sala de artes. Já os alunos do modelo remoto observaram as plantas da própria casa para realizar o exercício de desenho e pintura, compartilhando com os colegas as espécies botânicas de seus lares, como orquídeas, zamioculcas, dracenas e bromélias.

As crianças ficaram encantadas, ao descobrir os ricos detalhes dos elementos visuais da natureza, mas também encantaram a equipe pedagógica com seus desenhos. Os trabalhos devem ficar prontos para a edição 2021 da Semana Verde do Vieira, a ser realizada de 28 a 30 de setembro. Até lá, vamos dar uma conferida em alguns registros da atividade?

Fotos: Secop e Secom/CAV