Aprovado em Portugal, Ufba e Unicamp, ex-aluno volta ao Vieira e faz palestra para Terceirão
No último ano da faculdade, jovem estudante já está atuando em uma multinacional

Para além de palestras motivacionais e outros projetos de descoberta vocacional, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira têm tido a oportunidade de participar de encontros com ex-alunos, que concluíram nos últimos cinco anos o Ensino Básico na instituição e hoje avançam em seus projetos de vida – seja na Bahia, em outro estado ou mesmo em outro país. Um dos exemplos é o estudante universitário Rafael Castro. Aprovado, em 2020, em uma universidade de Portugal e, também, na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e na Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, o ex-aluno voltou ao Vieira e fez palestra para o Terceirão, contando um pouco da experiência com novas conquistas após a vida escolar. Atualmente, ele está concluindo o Curso de Administração na Unicamp.

‘CHEGA ALUNO, SAI REFERÊNCIA’
Rafael Castro participou de um bate-papo em algumas salas de aula do Terceirão, no último dia 24 de fevereiro. Ele lembrou que já chegou na Unicamp, fazendo história: em pleno ano de desafios ainda maiores com a pandemia de covid 19, ele foi o único estudante do Nordeste a entrar na Unicamp. Fato que expressa bem o slogan que diz “No Vieira, chega aluno e sai referência”. Hoje, ainda no último ano da faculdade, ele já trabalha em uma grande multinacional do setor de bebidas. O jovem deu dicas para uma rotina de estudos com resultados no Terceirão e também falou da experiência de mudar sozinho, sem a família, para outro estado para estudar em uma grande universidade. O ex-aluno passou a morar em São Paulo, de onde se desloca para as aulas no campus de Limeira, a 154 quilômetros da capital paulista.

TEM TUDO
Professor de Geografia do Terceirão do Vieira, Ricardo Behrens destacou a importância de os alunos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares perceberem, em conversas com outros jovens ex-alunos, o quanto eles também reúnem condições para se empenhar e ingressar nas melhores universidades. “Acho muito bacana que os alunos da 3ª série EM tenham esse momento de ver um aluno, que estava aqui na escola há pouco tempo atrás, voltar com essa carga de experiência, de uma forma muito motivadora. Constatar que é um ano realmente desafiador, com muitas aulas e estudos, mas também perceber que a dedicação traz resultados, como ocorreu com um colega, hoje na Unicamp e já atuando em uma multinacional”, disse Behrens. É como bem expressa outro slogan: “Quem tem o Vieira, tem tudo!”
Veja agora o vídeo com mais um pouco desse momento!
Imagens: Secom/CAV
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema