Após exposição sobre 2 de Julho, alunos do Vieira vão para final da Olimpíada Nacional de História
Colégio amplia destaque na competição com seis equipes classificadas na edição 2021
Uma exposição virtual com postagens feitas por estudantes do Colégio Antônio Vieira sobre a importância da Independência da Bahia no contexto do bicentenário da Independência brasileira, a ser comemorado no ano que vem, carimbou definitivamente a classificação de 18 alunos da instituição para a final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) – veja relação abaixo. Agrupados em seis equipes, os jovens destacaram-se ao expor reflexões e imagens sobre o 2 de julho, retratando o contexto local das lutas para o fim do domínio da Coroa Portuguesa.
Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 27,9 mil estudantes de todo o País dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF) e do Médio (EM). Ao todo, foram realizadas seis fases on-line, com duração de uma semana cada. A prova para os finalistas será realizada em 16 de agosto e o resultado será divulgado no dia 12 de setembro. Os estudantes do Vieira concorrem, na final, com 415 grupos de 99 cidades brasileiras, já assegurando medalhas de cristal (honra ao mérito), bronze, prata ou ouro, em cerimônia a ser transmitida remotamente, devido à pandemia do coronavírus.
2 DE JULHO
A exposição, com quatro paredes, sobre o bicentenário de 2022 foi a grande tarefa prevista pela edição deste ano da Olimpíada. Assim, os participantes tinham por objetivo produzir a mostra com reflexão e materiais comemorativos, a serem publicizados e utilizados futuramente. “A Parede Nº 3 reuniu as postagens sobre o 2 de Julho, com nossos estudantes elaborando texto e imagem com perspectivas diversas sobre a Independência da Bahia, que se deu um ano depois da brasileira. Eles revelaram protagonismo na competição que, este ano, contou com 31 equipes do Vieira na semifinal, sendo seis classificadas para a grande final, ampliando nosso destaque na Olimpíada”, declarou o professor de História Thiago Palma, orientador oficial das equipes do Colégio.
“No contexto da Independência do Brasil, o 2 de Julho é para os baianos ainda mais importante, porque foi só a partir deste que a Bahia se tornou mesmo independente de Portugal. Por essa razão, abordar este valoroso evento na Olimpíada é essencial, pois exibe a luta do nosso povo pela liberdade”, frisa a estudante Grazielle Oliveira, aluna da 2ª série EM e uma das finalistas do Vieira. “É um tema de super importância para a Independência Nacional, até porque mesmo Salvador tendo sido a primeira capital do Brasil com a Bahia contribuindo com fatores decisivos e autores que atuaram ativamente no movimento pela libertação do domínio português, muitos foram negligenciados dos livros de História, dando-se preferência aos poucos representantes da elite. Com a ONHB, temos também a oportunidade de dar holofote a essas pessoas que foram tão essenciais para que a Independência ocorresse de fato e para a configuração do Brasil e, principalmente, da Salvador que temos hoje”, completou o colega finalista Luís Filipe Ribeiro, da 3ª série EM.
DESTAQUE NA IMPRENSA
A ONHB é promovida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades. Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de História e três estudantes. Cada fase tem duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.
No caso do Vieira, os estudantes foram orientados pelo professor Thiago Palma (História) e pela professora Barbara Hurst (Redação). Eles também contaram com o apoio de quatro monitores: Isabele Maria Velanes Vilela, Maria Fernanda Bastos Guedes de Souza, Pedro Gabriel Figueiredo Garcia e Yasmin Christine Silva Leal – todos ex-alunos do Vieira e que já participaram da ONHB em 2019 e 2020. Resultados: além da classificação para a final, o bom desempenho dos estudantes do Colégio na competição foi destaque esta semana na imprensa baiana.
Confira agora todos os integrantes das seis equipes do Vieira que foram classificadas para a grande final da ONHB!
- Equipe HISTORIADORAS ALÉM DO TEMPO – 9° ano EF
Eloísa Sampaio Schramm Mota
Maria Flor de Almeida Couto Sampaio
Yasmin de Oliveira Silva Souza
- Equipe PALLAS ATHENA – 1ª série EM
Luiza Fernandes Schriefer
Maria Eduarda Montenegro Silva Fries
Maria Paula de Oliveira Gonzalez Gil
- Equipe FRIDAS D’ARC – 2ª série EM
Grazielle Barbosa Oliveira
Júlia Alves Assis Cardoso
Mariana Teles Matos Valença
- Equipe SEG(IIH)R – 2ª série EM
Júlia Brito Piorsky Aires
Júlia Viana Fonseca
Sophia Liz Bacelar
- Equipe CE N’EST PAS UNE EQUIPE – 3ª série EM
João Martins Pontes Meira Moreira
Luís Filipe Ribeiro Santos
Matheus Schindler Cunha
- Equipe COGITARE – 3ª série EM
Beatriz Costa Santos
Giovanna Andrade Szadkowski Silva
Luca Paim Nappo
Fotos: Secom/CAV
*Com informações da Unicamp/ONHB
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi