01.07.20

Após desafios do primeiro semestre, famílias revelam dicas para rotina de aprendizagem

Série de vídeos com tema "Boas práticas em família" promove troca de experiência entre alunos, pais e responsáveis

Após desafios do primeiro semestre, famílias revelam dicas para rotina de aprendizagem

Sabe aquela expressão popular que alerta que, às vezes, é preciso “trocar o pneu com o carro andando”? Esta foi a sensação que a maioria da comunidade escolar do Colégio Antônio Vieira sentiu, no primeiro semestre, por conta das mudanças repentinas impostas à rotina de atividades diante de uma pandemia. Mas, graças ao comprometimento de todos – equipe pedagógica, famílias e alunos –  foi possível vencer os primeiros desafios e agora até compartilhar dicas, nessa troca constante de experiências. É o que mostra a série de vídeos Boas Práticas em Família, divulgada nas redes sociais do Vieira.

São depoimentos que revelam como algumas famílias driblaram os desafios iniciais de adaptação ao novo modelo remoto de aprendizagem e como agora já se consideram plenamente prontas para iniciar a segunda unidade – ainda, exclusivamente, de forma remota, seguindo rigorosamente às recomendações dos órgãos públicos que monitoram os indicadores da Covid-19 no estado. Foi preciso agir rápido e recorrer à criatividade para estabelecer rotinas, compartilhar notebooks, enfrentar instabilidades na internet, dividir tarefas em casa, monitorar atividades e deixar claro para as crianças e jovens alunos que a necessidade de ficar em casa não implicava, necessariamente, em férias, como contam alguns pais e responsáveis. 


REPÓRTER POR UM DIA

“Uma das ferramentas que adotamos foi criar um quadro com a rotina das atividades programadas pela escola e outras extras, como a leitura de um livro de histórias a cada dois dias”, conta Aline Beckerath, mãe do aluno Davi, do Vieirinha. Já a aluna Catharina Nabuco, do Vieirão, fez as vezes de “repórter por um dia” e falou como tem intercalado os compromissos escolares com atividades físicas e que como se sentiu inspirada para escrever um livro durante a quarentena. “É um romance que estou escrevendo, com ajuda das minhas amigas e inspirada um em projeto da minha mãe”, conta ela, que ainda incluiu na programação o compromisso de assistir a filmes, com legendas em inglês, para aprimorar os conhecimentos do idioma. 

Os alunos Ana Clara e João Pedro, ambos do Vieirinha, contaram com a participação do pai no vídeo que fizeram sobre boas práticas em família. No início do ano, eles estavam na Itália e já haviam se submetido à quarentena, antes mesmo da maioria dos estudantes aqui no Brasil. A família dá várias dicas para tornar os momentos de distanciamento social ainda mais interessantes, “inclusive na divisão de tarefas domésticas”, como frisa.

Confira estes e outros vídeos da série nas redes sociais do Vieira!