01.06.17

Alunos passam a integrar Núcleo Ambiental do Vieira

Encontro realizado no dia 25/05 marcou ingresso dos estudantes no grupo e discutiu ações futuras

Alunos passam a integrar Núcleo Ambiental do Vieira

O compromisso socioambiental do Vieira se dá pela soma de várias ações que envolvem toda comunidade educativa. Diante da necessidade de ampliar cada vez mais a atuação do Núcleo Ambiental existente no Colégio, houve um encontro com alunos de diversas séries, realizado no dia 25 de maio, na Sala de Arte Sálua Chequer. A reunião, que contou com o apoio do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), serviu como um importante ponto de partida para mobilizar ainda mais os estudantes, que se tornam parte do Núcleo e vão apoiar a realização de iniciativas focadas na sustentabilidade.

O Núcleo Ambiental do Vieira existe há oito anos e integra o programa Vieira Verde. O grupo, formado inicialmente por professores, busca conscientizar alunos, pais e funcionários, através de várias ações, sobre a importância do papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente. Os alunos que passaram a integrar o NAV se mostraram conscientes do papel que terão que desempenhar. “Queremos inspirar as pessoas de forma que elas de fato mudem suas ações em prol da preservação do meio ambiente. Isso com certeza fará uma grande diferença na nossa qualidade de vida”, disse o estudante Guilherme Freitas.

A Semana Santa Jovem (SSJ) e as atividades de cunho social e ambiental propostas pelo SORPA, inspiradas na Campanha da Fraternidade, – que em 2017 trouxe o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”,- sensibilizaram os alunos e os motivaram a integrarem o NAV. “Neste ano, a SSJ teve um enfoque nas questões ambientais. Realizamos coletas de lixo entre outras atividades que despertaram nos estudantes a necessidade de fazer algo nessa área. Isso é muito importante, pois os coloca na verdadeira posição do cristãos, sendo pessoas que promovem a ação e a mudança”, destacou a pastoralista do SORPA, Gilmara Ferreira.

A professora de Ciências e coordenadora do Núcleo Ambiental do Vieira, Maria Goretti Sousa, avaliou o evento como o marco para história do NAV. “O encontro nos permitiu vivenciar um momento especial de construção de uma liderança estudantil ambiental. Isso é muitoimportante para o desenvolvimento do exercício da cidadania e para a formação integral dos nossos alunos”, finalizou ela.

Para saber mais sobre o Vieira Verde, CLIQUE AQUI