09.10.17

Alunos do Vieira participam do 2º Encontro de Formação Integral da RJE

Os estudantes ficaram em retiro durante 11 dias na Vila Fátima, em Belo Horizonte.

Alunos do Vieira participam do 2º Encontro de Formação Integral da RJE

Entre os dias 5 e 15 de setembro, 48estudantes de diferentes colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) se reuniram para a 2ª edição do Encontro de Formação Integral. Os alunos ficaram em retiro na Vila Fátima, pertencente ao Colégio Loyola, em Belo Horizonte. O encontro teve como principal foco trabalhar as várias dimensões humanas e fortalecer a liderança inaciana nos estudantes. Representaram o Vieira os alunos Luisa Pessoa, Guilherme Freitas, Alice Paim, Giulia Pepe e Emílio Medauar.

O EFI teve como base a estrutura do “Curso Taller Nacional Ignacio”, promovido pelaFederação Latinoamericana de Colégios Jesuítas (FLACSI), que traz em sua estrutura diversas formas de reflexão, orações e dinâmicas inspiradas na vida de Santo Inácio. “Essa formação é muito importante, porque mostra aos alunos como eles podem ser multiplicadores e transformadores no mundo em que vivem”, destacou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro.

Durante os 11 dias de atividades, os principais temas trabalhados foram: autoconhecimento, espiritualidade e liderança inacianas, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural. “Essa foi com certeza a experiência mais transformadora que vivenciei. Eu pude me entender melhor e descobrir como posso ajudar o próximo”, afirmou a aluna Giulia Pepe. O estudante Emílio Medauar também avaliou o evento de forma positiva. “Foi uma oportunidade fantástica e intensa. Vivi experiências que vou levar para minha vida toda”, complementou.

Ricardo Penido, Thamires Santos e Vanessa Fróes, ex-alunos do Vieira, participaram do Encontro de Formação Integral como monitores. Todos os jovens foram acompanhados pela pastoralista do SORPA, Gilmara Ferreira. Ela destaca a formação de líderes como ponto forte do evento. “O foco acima de tudo é a formação integral na perspectiva da liderança. Outro destaque é a integração entre os colégios da RJE, que também é muito importante e proporciona uma experiência inesquecível para todos”, finalizou ela.

Assista abaixo ao vídeo com depoimentos dos jovens que participaram do EFI 2017

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo