Alunos do Vieira participam do 2º Encontro de Formação Integral da RJE
Os estudantes ficaram em retiro durante 11 dias na Vila Fátima, em Belo Horizonte.
Entre os dias 5 e 15 de setembro, 48estudantes de diferentes colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) se reuniram para a 2ª edição do Encontro de Formação Integral. Os alunos ficaram em retiro na Vila Fátima, pertencente ao Colégio Loyola, em Belo Horizonte. O encontro teve como principal foco trabalhar as várias dimensões humanas e fortalecer a liderança inaciana nos estudantes. Representaram o Vieira os alunos Luisa Pessoa, Guilherme Freitas, Alice Paim, Giulia Pepe e Emílio Medauar.
O EFI teve como base a estrutura do “Curso Taller Nacional Ignacio”, promovido pelaFederação Latinoamericana de Colégios Jesuítas (FLACSI), que traz em sua estrutura diversas formas de reflexão, orações e dinâmicas inspiradas na vida de Santo Inácio. “Essa formação é muito importante, porque mostra aos alunos como eles podem ser multiplicadores e transformadores no mundo em que vivem”, destacou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro.
Durante os 11 dias de atividades, os principais temas trabalhados foram: autoconhecimento, espiritualidade e liderança inacianas, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural. “Essa foi com certeza a experiência mais transformadora que vivenciei. Eu pude me entender melhor e descobrir como posso ajudar o próximo”, afirmou a aluna Giulia Pepe. O estudante Emílio Medauar também avaliou o evento de forma positiva. “Foi uma oportunidade fantástica e intensa. Vivi experiências que vou levar para minha vida toda”, complementou.
Ricardo Penido, Thamires Santos e Vanessa Fróes, ex-alunos do Vieira, participaram do Encontro de Formação Integral como monitores. Todos os jovens foram acompanhados pela pastoralista do SORPA, Gilmara Ferreira. Ela destaca a formação de líderes como ponto forte do evento. “O foco acima de tudo é a formação integral na perspectiva da liderança. Outro destaque é a integração entre os colégios da RJE, que também é muito importante e proporciona uma experiência inesquecível para todos”, finalizou ela.
Assista abaixo ao vídeo com depoimentos dos jovens que participaram do EFI 2017
Leia também
-
10.02.26
Bailinho de Carnaval 2026 faz a alegria dos estudantes no Vieirinha
Momento de confraternização antes do recesso de Carnaval foi embalado pelo Rixô Elétrico
-
10.02.26
Sorteio define equipes da GIC 2026
Momento conduzido pela MOVE Entretenimento reuniu estudantes do 6º ano EF à 3ª série EM no Pátio Centenário
-
09.02.26
Vieira tem dia histórico com início das aulas da Educação Infantil
Prédio especialmente projetado para atender à proposta pedagógica foi inaugurado na última sexta, 6
-
06.02.26
Grafite de Been Andrade estimula aprendizagem e interação no Prédio dos 6º e 7º anos do Vieira
Mais do que belo colorido, unidade ganhou estímulo à aprendizagem e interação, dialogando com faixa etária dos estudantes