Alunos do Vieira participam de programa de inserção na Amazônia
Os alunos viajaram para o Norte do país e conviveram com comunidades marajoaras, campesinas e quilombolas

Autoconhecimento e espírito de equipe são algumas das grandes lições aprendidas na Ilha de Marajó e em algumas comunidades quilombolas e campesinas do Pará, que estarão guardadas nos corações de jovens missionários vieirenses para sempre. Junto com outros estudantes da Rede Jesuíta de Educação, eles participaram da Experiência Magis Mais Amazônia, um programa de inserção que busca promover um encontro entre culturas e realidades das juventudes, realizado entre os dias 5 a 14 de julho.
O projeto, que teve a sua primeira edição em 2019, visou proporcionar aos alunos da Rede Jesuíta de Educação uma experiência de inserção no contexto amazônico, potencializando o trabalho em equipe, espírito de liderança e empatia. A iniciativa contou com a adesão dos colégios Antônio Vieira (Salvador/BA), Jesuítas (Juiz de Fora/MG) e Loyola (Belo Horizonte/MG), que juntos levaram 23 alunos e 6 educadores.
Após dois dias de preparação em Belém, os estudantes se dirigiram para as comunidades, onde vivenciaram seus respectivos cotidianos. “O líder comunitário nos levou para conhecer as pessoas e a região. Participamos das atividades da comunidade e percebemos que eles têm um espírito de união muito forte”, explicou a aluna Átina Castro.
Para a pastoralista Débora Santana, uma das professoras que acompanhou os jovens, a experiência foi muito importante para ampliar a visão dos estudantes. “Eles tiveram acesso a uma realidade completamente diferente e quebraram estereótipos sobre o estilo de vida da região Norte. Essa vivência é essencial para o convívio com as diferenças”, explica ela.
Achou a experiência interessante? Confira as fotos!
Leia também
- 28.04.25 Inscrições abertas para o III Simpósio de Espiritualidade Inaciana, no Vieira e em Itaici
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa