21.09.22

Alunos da RobotiCAV desenvolvem projeto para economia de água e energia nas plantações

Estudantes do Vieira que participam do programa testaram a rega automática nos espaços verdes do colégio​

Mais do que aprender a programar e a fazer projetos de tecnologia, as aulas da Oficina de Robótica do Colégio Antônio Vieira (RobotiCAV) têm um diferencial: a possibilidade de uma da aprendizagem voltada para também contribuir para um mundo melhor, mais sustentável e solidário. Este mês, por exemplo, os alunos da RobotiCAV desenvolveram uma rega automática para plantações. O projeto prevê o uso da automação para possibilitar o reaproveitamento de água da chuva para regar a lavoura ou jardim, contando com sensores para evitar o desperdício também de energia.

As atividades foram desenvolvidas com estudantes nível Gama: alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental. “O objetivo foi promover a conscientização sobre a importância de reduzir o gasto de água e energia, utilizando tecnologias nas zonas rurais para, por exemplo, o reaproveitamento de água da chuva em poços para regar a lavoura, para produzir com baixo custo e eficiência hídrica”, contam os monitores da oficina que integram a equipe de Mídia Educacional e Tecnologia do Vieira. Após os testes bem-sucedidos, agora eles querem desenvolver um projeto-piloto para regar as áreas verdes da escola.

Todo o projeto foi pensado pelos alunos desde as etapas iniciais

Os monitores explicam os passos trabalhados com os estudantes: “Utilizamos o sensor de umidade para medir a umidade do solo programando para que ative a bomba d’água, automaticamente, quando o solo estiver seco e desligar quando o solo atingir a umidade ideal de acordo com o plantio ou jardins. Além do sensor de umidade, usamos o micro controlador ‘Arduino’, para gerenciar o funcionamento do protótipo, além de um display LCD para mostrar na tela os estados de atividade do solo: seco, umidade ideal e encharcado”.

Alunos da Oficina de Robótica, Júlia e João Guilherme gostaram da atividade

ALUNOS

“Gostei de trabalhar em todos os detalhes do projeto, usando programas, como o tinckercad (uso para modelagem tridimensional), entre outros. A parte do sensor também é muito interessante”, diz o aluno João Guilherme Lopes, do 6º ano do Ensino Fundamental (EF). Ele faz parte do programa RobotiCAV, a exemplo da colega Júlia Assaf, do 5º ano EF. “É uma atividade que gosto muito: adoro fazer os códigos de programação, fazer circuitos e já me vejo desenvolvendo jogos no futuro”, revela.

Veja mais fotos!

Fotos: Secom/CAV.