11.05.20

Alunos do Ensino Médio iniciam inscrições para ENEM 2020

Começaram nesta segunda-feira (11), em todo o País, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O prazo segue até o dia 22 de maio, uma sexta-feira. O Colégio Antônio Vieira vem, historicamente, mantendo-se entre os melhores no ranking de aprovações, destacando-se até mesmo em disciplinas consideradas o “bicho-papão” pelos candidatos, como Redação e Matemática.  O desempenho acima da média tem assegurado o ingresso de centenas de alunos da escola nas principais universidades da Bahia e até mesmo do País.

Mesmo diante da pandemia da COVID 19, o Vieira montou um esquema especial para proporcionar a continuidade da preparação dos estudantes da 3ª série EM.  Cerca de 350 alunos do Vieira devem participar da edição 2020 do ENEM, incluindo os estudantes do noturno.

DATAS MANTIDAS

Até o momento, estão mantidas as datas previstas para as provas impressas (1º e 8 de novembro). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame, alterou apenas as datas de aplicação da versão digital para os dias 22 e 29 de novembro – antes previstas para 11 e 18 de outubro.

COMO SE INSCREVER

A inscrição para o ENEM 2020 deve ser realizada no endereço enem.inep.gov.br/participante, no período entre as 10h do dia 11 de maio e as 23h59 do dia 22 de maio de 2020 (horário de Brasília).

PRAZO PARA PAGAMENTO

O participante não isento deverá realizar a inscrição, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais). O prazo para pagamento estende-se até o dia 28 de maio de 2020, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada. Atenção: é possível pagar a taxa até o dia 28, mas a inscrição termina dia 22!

NA HORA DE PAGAR

Se puder, pague a Guia de Recolhimento da União (GRU) por sites ou aplicativos de banco. Evite filas e contato com outras pessoas para prevenir a propagação do coronavírus. O Inep recomenda ainda cuidado com o agendamento de pagamentos. É importante certificar-se que a taxa de inscrição seja paga antes da data limite e de que terá saldo em conta.

ESCOLHENDO A VERSÃO
Não é possível fazer as duas versões do ENEM (impressa e digital). O participante que, ao se inscrever, optar pelo ENEM Digital, conforme disponibilidade de vagas para o estado e o município selecionado, não poderá se inscrever na edição impressa e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção. Para Salvador, há 2.500 vagas reservadas para a versão digital das provas, que tem a mesma estrutura da versão impressa. O critério para preenchimento das vagas será a ordem de inscrição, ou seja, à medida que os participantes forem se inscrevendo, as vagas do município vão sendo ocupadas até que o total de vagas disponibilizadas ao município seja preenchido.

ENEM DIGITAL

No ENEM digital, o aluno realiza o exame de forma online, diretamente pelo computador. No entanto, o acesso à prova não será feito de casa: assim como o modelo tradicional, o candidato fará a prova digital nas instituições selecionadas pelo Inep.

“TREINEIROS”

Qualquer pessoa pode fazer o ENEM. Os concluintes do Ensino Médio neste ano e em anos anteriores podem usar as notas para o acesso ao Ensino Superior. Já os participantes “treineiros” podem usar o resultado somente para autoavaliação de conhecimentos. A versão digital, entretanto, é exclusiva para participantes concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio. Os chamados “treineiros” podem se inscrever apenas para a prova do ENEM presencial.

DÚVIDAS

Tire todas as dúvidas sobre a aplicação das provas no portal do Inep: portal.inep.gov.brJá as orientações sobre a melhor forma para se preparar para o Exame 2020 podem ser obtidas com a equipe de professores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais do Colégio Antônio Vieira.