20.04.20

Professores do Vieira montam esquema especial para alunos que vão fazer ENEM

Estudo dirigido disponibilizado na plataforma Moodle, videoaulas, chats com interação direta com os professores, lives no Instagram e aulas ao vivo com a equipe pedagógica do Vieira e também com os profissionais do Sistema Ari de Sá (SAS). Todos os recursos disponibilizados pelo Colégio Antônio Vieira para os alunos da 3ª série do Ensino Médio têm um único propósito: promover a aprendizagem, sem que se perca o ritmo de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. É o que explica a coordenadora pedagógica da 3ª série EM, Cristina Cardoso.

De acordo com a professora Cristina, mesmo diante da suspensão das aulas – acompanhando medida adotada mundialmente como uma das formas de evitar a disseminação do novo coronavírus – o Vieira tem buscado estar, ainda que virtualmente, bem próximo dos alunos, dando todo o suporte pedagógico para o aprendizado, qualificando o tempo de estudos. “Somente de aulas on-line ministradas pelos professores do Vieira, são 26 horas por semana: quatro aulas por dia, de segunda à sexta-feira pela manhã; e mais três aulas, por dia, às segundas e quartas”, ressalta a coordenadora pedagógica.

Aula de Redação com a professora Bruna. Na primeira foto, professor Rodriguinho ensina Química

“É um momento de exceção, mas para o qual nos foi possível uma rápida adaptação por dois fatores: primeiro, por sermos uma escola que já valorizava as metodologias ativas que estimulam o protagonismo estudantil; e, segundo, porque na 3ª série EM o aluno normalmente atua com mais autonomia nos estudos em casa, a partir dos recursos pedagógicos e tecnológicos que o Vieira disponibiliza como parte do programa de excelência voltado para a preparação para os exames externos”, diz.

SEM DÚVIDA

A coordenadora pedagógica destaca o pronto engajamento da equipe de professores. “Tínhamos já uma plataforma (SAS) com videoaulas gravadas para o ano todo, mas a equipe de profissionais do Vieira também está fazendo suas videoaulas, lives, chats e fóruns, permitindo uma maior proximidade (mesmo que à distância) e liberdade para os nossos alunos usarem os canais de interação para esclarecer eventuais dúvidas”, conta. “O SAS ainda liberou, para esse período, aulas ao vivo com outros professores, sempre a partir de 14h, a cada 50 minutos”, diz.

Cristina Cardoso, coordenadora pedagógica da 3ª série EM

Assim como nas outras séries, também no último ano do Ensino Médio, há ainda um monitoramento pela escola, por meio dos setores de Coordenação Pedagógica (SECOP) e de Orientação Educacional (SOE). Verificamos se os alunos estão acessando as atividades programadas e, caso seja notada alguma descontinuidade, a família é alertada. “É um serviço que também tem nos proporcionado um retorno muito grande da aprovação dos alunos às metodologias adotadas à distância, mostrando que eles estão, na maioria, engajados e comprometidos, assim como suas famílias e nossos professores, todos compreendendo o esforço do Colégio para assegurar nosso ritmo de preparação para o ENEM e vestibulares”, frisa a professora Cristina.

SEM CANSAR

Segundo a coordenadora pedagógica, outra preocupação do Vieira nesse momento tem sido com a diversificação de recursos disponibilizados, evitando repetições de métodos de forma exaustiva. “Não é produtivo ficar sobrecarregando o aluno com videoaulas e aulas on-line o dia todo, lançando conteúdos apenas por lançar, até porque são adolescentes em famílias que também precisam se adaptar a essa nova forma de estudar”, alerta a coordenadora pedagógica. “É preciso, portanto, uma orientação de estudos, com atividades variadas que os mantenham motivados, e que não pode ser a réplica da sala de aula convencional, sobretudo agora, em dias muito tensos em todo o mundo”, conclui.