15.08.17

Alunos do 9º ano EF ampliam conhecimento sobre a biografia de Jorge Amado

As turmas realizaram visitas à casa em que o escritor morou como parte dos estudos sobre a obra “Capitães da Areia”

Alunos do 9º ano EF ampliam conhecimento sobre a biografia de Jorge Amado

Mergulhar na leitura na obra “Capitães da Areia”, escrita pelo ilustre vieirense Jorge Amado, se tornou uma experiência encantadora para as turmas do 9º ano EF. Isso porque os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma imersão na biografia do escritor e entender como funcionava o seu processo criativo ao visitarem a Casa do Rio Vermelho, local em Salvador onde Jorge e Zélia Gattai viveram por cerca de 40 anos, em Salvador. O espaço, que recebeu os estudantes entre os dias 18 e 28 de julho, é um memorial aberto ao público repleto de histórias, obras de arte e lembranças do casal.

Para os alunos, a experiência da leitura da obra “Capitães da Areia” será muito influenciada pelo aprendizado ocorrido através da visita. “Foi muito bom poder conhecer cada parte daquele espaço e entender o que inspirava Jorge Amado ao escrever os seus livros. Aprendemos e nos divertimos muito durante todo processo”, pontuou a estudante Ana Luísa Pereira. Conhecer mais sobre a biografia do escritor de forma interativa foi um grande diferencial para o aluno Albert Gomes. “Fiquei fascinado com essa oportunidade que tivemos. Cada objeto ali tinha uma história e um contexto muito interessante e singular para conhecer e estudar a obra desse autor tão importante”, acrescentou ele.

O percurso pelos cômodos e jardim da Casa do Rio Vermelho revelaram diversas informações importantes sobre a biografia do casal. Segundo a coordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens, essa ação enriqueceu o repertório dos alunos nesse momento de estudo sobre a obra de Jorge Amado. “Os estudantes contemplaram e observaram de forma muito especial cada parte do local, que traz consigo um histórico muito interessante e rico. Isso certamente acrescentou muito nos estudos que estão em curso”, destacouela.

O memorial conta com 15 ambientes projetados, voltados a abordar diferentes assuntos sobre a vida do casal. Os alunos do 9º ano EF também tiveram a oportunidade de ter contato com um acervo repleto de documentos importantes, como cartas trocadas pelo casal com personalidades nacionais e internacionais. “A visita foi muito positiva para os estudantes, que souberam aproveitar muito bem a oportunidade. Foi um momento único de exercitar o conhecimento de diversas formas e áreas”, comentou o professor de redação do 9º ano EF, Richard Ribeiro.

Sobre a Casa do Rio Vermelho

Situada na Rua Alagoinhas, número 33, no bairro do Rio Vermelho, o memorial está aberto para o público de terça a domingo e a entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças com idade até 5 anos não pagam e às quartas-feiras a entrada é gratuita. Para saber mais sobre a Casa do Rio Vermelho, acesse: www.casadoriovermelho.com.br

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo