28.08.17

Alunos do 8º ano EF realizam estudo transdisciplinar sobre a colonização da Bahia

A atividade contou com uma visita das turmas ao Centro Histórico de Salvador entre os meses de julho e agosto.

Alunos do 8º ano EF realizam estudo transdisciplinar sobre a colonização da Bahia

O Centro Histórico de Salvador se tornou uma grande sala de aula para as turmas do 8º ano EF do Vieira. Através de visitas realizadas entre os dias 24/07 e 03/08, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma proposta transdisciplinar sobre a colonização da Bahia, conhecendo a história, características e diversas curiosidades de espaços importantes da capital baiana.

Os estudantes conheceram a Câmara dos Vereadores, o Palácio Rio Branco, a Escola de Medicina, entre outros pontos emblemáticos do Centro Histórico. “Gostei muito de participar dessa saída. Foi muito interessante conhecer a importância de alguns pontos da nossa cidade e aliar isso ao que temos estudado no colégio”, comentou a aluna Ana Clara Menezes. Para o estudante Lucas Kalil, a aula de campo contribuiu para uma melhor assimilação do conteúdo. “Ações como esta proporcionam uma forma prática e muito dinâmica de aprendizagem”, complementou ele.

Os alunos acompanharam a visita através de um roteiro e puderam estudar diversos fatos históricos e realizar uma análise geográfica do local. “Essa experiência soma bastante em vários aspectos. A partir daquela vivência e conhecimento dos espaços, temos a partir de agora a chance de realizar diferentes e importantes aprofundamentos na sala de aula”, comentou o professor de história, Igor Cruz.

Segundo a coordenadora pedagógica do 8º ano EF, prof.ª Andréa Oliveira, a aula de campo no Centro Histórico de Salvador se destacou por favorecer aos alunos uma visão distinta da cidade onde eles vivem. “Acho muito importante oportunidade de vivenciar do conteúdo de uma forma diferente e dar aos estudantes a chance de enxergar o mesmo assunto sob o olhar de várias disciplinas”, ressaltou ela.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo