08.10.20

Alunos do 6º ano EF do Colégio Antônio Vieira utilizam ferramentas digitais para atividades de Língua Portuguesa

As atividades de Língua Portuguesa realizadas na 2ª unidade pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira são tema desta matéria. Com muita criatividade, arte e bom humor, estudantes fizeram releituras de personagens de obras literárias, usando ferramentas digitais diversas. Conforme explica a coordenadora pedagógica da série, Mariângela Rosier, o assunto também foi trabalhado, de forma interdisciplinar, nas aulas de Redação (sobre o gênero Notícia), ministradas pelo professor “Ivan” Borges. É ele quem, excepcionalmente e muito especialmente, assina o texto abaixo. Confira!

A criatividade dos alunos marcou as atividades de Língua Portuguesa na segunda unidade. Desafiados pelas professoras Amanda de Oliveira e Yeda Neves, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, utilizaram recursos diversos, como vídeos, podcasts e ilustrações, além de aplicativos, para realizar atividades de Literatura. Após a leitura dos livros  “Aminata, a tagarela” e “Uma Ideia toda Azul”, os estudantes foram convidados a criar um gênero digital que traduzisse a personagem principal de um dos livros.

Aminata, a Tagarela foi tema de memes e vídeos criativos

Com muito entusiasmo e alegria, os alunos ficaram livres para expressar, através da arte, as principais características da personagem escolhida. Para isso, utilizaram ferramentas digitais sob orientação das professoras. Apesar da atividade ser opcional, a adesão foi muito grande.

CONHECIMENTO E DIVERSÃO

Para a professora Yeda, a ideia era exatamente promover conhecimento e diversão. “Todos estão de parabéns! Amei os trabalhos!! Obrigada, meninos e meninas”. As ações foram bem mais além, revelando conhecimento e utilização das mais diversas ferramentas digitais, a fim de se obter os melhores resultados.

Alunos sugeriram como fazer ilustrações para as obras

Segundo a professora Amanda, “inserir novos gêneros, como os digitais, no processo de aprendizagem, torna-os ainda mais funcionais, pois os alunos adoram atividades que saiam do lugar comum, e a utilização de ferramentas lúdicas possibilitam o sonho se transformar em realidade.” Para os alunos, os desafios foram muitos. Porém, com a ajuda das professoras nas aulas on-line e dos responsáveis em casa, “o trabalho foi mais divertido do que trabalhoso”, como finalizou o estudante Guilherme Rebouças.

Confira agora o vídeo sobre a ação que foi publicado em nossas redes sociais!

Texto: Professor Ivanildo Borges
Fotos: Secop