Alunos discutem minorias sociais com programação especial
Debater a questão das minorias sociais na contemporaneidade através de reflexões críticas e da arte. Esse é o objetivo do ‘Projeto sobre VIDAS SEVERINAS’
Debater a questão das minorias sociais na contemporaneidade através de reflexões críticas e da arte. Esse é o objetivo do ‘Projeto sobre VIDAS SEVERINAS’, idealizado e articulado pelos próprios alunos a partir da parceria entre o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais do Vieira (NEIMS) e a Academia Vieirense de Letras e Arte (AVLA).
A programação começou oficialmente no dia 31/08, com uma atividade multidisciplinar na Sala de Arte Sálua Chequer, e seguiu até 21/09. A proposta envolveu instalações, exibição de filmes, exposição de fotos, debates, palestras, música, teatro, literatura e muita disposição para fazer valer uma das máximas apontadas pelo Papa Francisco: “apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”.
Por meio das atividades, os alunos buscaram chamar a atenção para a intolerância, a violência e o preconceito nas suas variadas formas ainda dominante na cultura contemporânea. A inciativa contribuiu para reafirmar entre os jovens a necessidade da justiça social como princípio fundamental para a construção de um modelo civilizatório verdadeiramente democrático.
Leia também
-
16.10.25
Alunos do Karatê do Vieira demonstram avanços em habilidades no exame de faixa
Famílias dos atletas karatecas conferiram conquistas do ano de aprendizagens
-
14.10.25
Educação infantil no Vieira é tema de entrevista no programa Vozes e Saberes. Confira!
Diretor-geral do colégio falou sobre diferenciais do projeto pedagógico na Cardeal FM
-
14.10.25
Estudantes do Vieira descobrem 13 novos asteroides em feito reconhecido pela Nasa
Alunos do colégio participaram do programa Caça Asteroide, desenvolvido pelo Ministério da Ciência em parceria com a agência especial americana
-
13.10.25
Líderes educacionais da RJE participam da Educa Week
Diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira abordou tema sobre saúde mental nas escolas, em evento em São Paulo