09.08.23

Alunos da RobotiCAV estão prontos para novos avanços no segundo semestre​

Oficina de robótica é uma das atividades extracurriculares oferecidas pelo Vieira​

Alunos da RobotiCAV estão prontos para novos avanços no segundo semestre​

Mão na massa! Empolgados com os projetos desenvolvidos no primeiro semestre, como o protótipo de um braço robótico da Indústria 4.0, os estudantes da RobotiCAV – Oficinas de Robótica do Colégio Antônio Vieira estão prontos para novos avanços até o final deste ano. Disco de Newton, robô bípede e uma miniestação climatológica estão entre os projetos previstos, de acordo com o nível das turmas.

Conforme explica o monitor Jorge Junior, os projetos consolidam os conceitos tecnológicos abordados em sala. Assim, o Nível Alfa irá trabalhar com o Disco de Newton e o robô bípede. O Nível Beta terá como projeto principal a construção de um veículo controlado remotamente. Já os alunos do Nível Gama vão desenvolver sensores de temperatura e umidade (umidade do solo), construindo uma miniestação climatológica para automatizar a irrigação na horta.

Protótipo de um braço industrial foi um dos projetos no Nível Beta

OBR​

“No Nível Raios, concluiremos a preparação para as competições que os alunos irão participar no segundo semestre, com foco principal na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR- Prática) a ser realizada no dia 2 de setembro”, como completa o monitor. A OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, criada e gerida por voluntários da comunidade de robótica, envolvendo pesquisadores e renovamos expoentes da área das principais universidades e empresas de tecnologia do país.

Da concepção à programação, estudantes desenvolvem habilidades

No primeiro semestre, além do braço robótico da Indústria 4.0 (Nível Beta), um robô explorador (Nível Alfa) e o Arduino Day (Nível Gama) foram alguns dos projetos desenvolvidos, antecedidos por pesquisas feitas pelos estudantes. Os estudantes também participaram da fase teórica da OBR nos dias 13, 14 e 15 de junho.

Fotos: Secom/CAV.