26.04.23

Alunos da RobotiCAV avançam criando protótipos de semáforo e sensor para estacionamentos

Projetos de programação e automação ligados ao trânsito estimulam aprendizagem com foco no cotidiano

Eles ainda são tão novinhos e nem têm idade para dirigir, mas, sempre cheios de criatividade e imaginação, já apostam em soluções tecnológicas para questões de trânsito na rotina das aulas da Oficina RobotiCAV – programa de robótica disponibilizado como atividade extracurricular para crianças e pré-adolescentes do Colégio Antônio Vieira. Com pouco mais de um mês do início das aulas, os estudantes do nível Gama (5º e 6º anos do Ensino Fundamental) até já desenvolveram projetos e construíram protótipos, envolvendo os circuitos elétricos e toda a programação de funcionamento de um semáforo. Agora, eles estão trabalhando na montagem de uma cancela, com sensor, para dar acesso a veículos em áreas de estacionamento, em sistema semelhante aos que normalmente são instalados nos shoppings centers, por exemplo.

“Primeiro, trabalhamos na automação de um semáforo usando arduino (plataforma de prototipagem eletrônica), aprendendo a fazer a programação e a usar os componentes eletrônicos, a exemplo de leds, jumpers e microcontroladores”, contam os monitores da RobotiCAV, Flávio Brito, Luiza Almeida e Jorge Blasi. Conforme explicam os profissionais, todas as atividades são iniciadas com o estudo teórico, seguido da aplicação, programação e simulação virtual na plataforma, finalizando com a construção do protótipo e a comprovação do aprendizado com os testes de funcionamento.

CANCELA AUTOMÁTICA

Esta semana, os alunos da turma entraram na fase final do projeto de prototipagem de uma cancela automática para estacionamento. “O projeto prevê que, quando um carro se aproxima, um sensor detecta a distância mínima, acende uma luz e abre automaticamente o acesso”, explicam os monitores. Os estudantes ficam encantados com a aplicação da aprendizagem e dos recursos da robótica no cotidiano.

Gabriel e Ana Lis gostam de perceber a robótica no dia a dia

“Achei tão legal aprender sobre como funcionam e como fazer funcionar essas coisas automáticas na vida da gente que até pensei como seria se eu tivesse uma plataforma arduino para ficar criando também em casa”, conta o aluno Gabriel Meireles. A aluna Ana Lis Figueiredo está fazendo aulas de robótica pela primeira vez e está achando “tudo muito interessante”, como afirma. “Gostei muito de saber como esses equipamentos são programados, vendo que o que aprendi está ali, no nosso dia a dia”, revela a menina.

Fotos: Secom/CAV.