10.06.20

Alunos aprovam criação de canal exclusivo para tirar dúvidas sobre conteúdo das aulas

Medida foi adotada como parte da escuta às famílias nos fóruns virtuais promovidos pelo Vieira.

Para ampliar ainda mais as possibilidades de interação nas aulas on-line, bem como oferecer maiores detalhes sobre os conteúdos apresentados e atividades complementares do processo de aprendizagem a distância, o Colégio Antônio Vieira passou a disponibilizar, desde o mês passado, uma programação exclusiva para esclarecer eventuais dúvidas dos alunos. A medida, que agradou em cheio aos estudantes, é outro importante avanço alcançado pelo Vieira, como parte também das reuniões virtuais promovidas junto às famílias dos alunos, visando a aprimorar cada vez mais o modelo pedagógico implantado pela escola durante a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19.

“A partir dos pontos levantados nas reuniões virtuais com pais e responsáveis, encaminhamos algumas novas soluções com nossa equipe pedagógica e consolidamos outras que já estavam em andamento”, explica a diretora acadêmica do Vieira, Ana Paula Marques. “É importante relembrar que estamos imersos em um aprendizado inédito, como escola, como alunos e como famílias”, completa.

As oportunidades para tirar dúvidas foram ampliadas da seguinte forma: no caso dos alunos do Vieirinha (1º ao 7º ano do Ensino Fundamental), agora há sempre um espaço reservado de, pelo menos, 20 minutos semanais (a depender da série), distribuídos pela equipe pedagógica no planejamento das aulas de cada disciplina. No caso das aulas do bilíngue, foi incluída uma aula on-line apenas para responder perguntas e fazer revisão. Já para os alunos do Vieirão (8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e, 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio), além da manutenção da função “tira dúvidas”– que já estava em curso nos fóruns e chats– houve a ampliação do espaço para esclarecimentos sobre conteúdos, diretamente na interação com os professores durante as aulas on-line.

Aluna Dhara Rebouças, do Ensino Fundamental, acredita que espaço reservado para tirar dúvidas facilita aprendizagem. Na primeira foto, aluno Pedro Vieira, do Ensino Médio, também gostou dos recursos adotados pelo Colégio

MOMENTO A MAIS

A aluna Dhara Rebouças, do 6º ano do Ensino Fundamental, gostou dos novos canais criados. “Na verdade, os professores já sempre nos questionavam, durante as aulas on-line, se havia ficado alguma dúvida sobre o assunto, mas tem gente que é mais inibida e precisa de um momento específico para se sentir mais à vontade para expor que não entendeu bem determinada parte do que foi abordado na aula”, diz. Ela lembra que, nas aulas presenciais, muitas vezes o professor percebe a dúvida apenas ao observar as feições dos alunos, daí porque ela acha importante ter um momento, nas aulas on-line, para que a equipe pedagógica possa provocar mais os estudantes a falarem sobre o que, eventualmente, não tenham compreendido plenamente.
Na 1ª série EM, o aluno Pedro Vieira conta que os plantões para tirar dúvidas “estão funcionando muito bem”. Ele diz que os professores já reservavam espaço nas aulas para esclarecer eventuais pontos não compreendidos pelos alunos. Agora, as turmas da série passaram a contar também com um horário específico (no caso da turma dele, de 7h às 7h40) só para esse momento. “É muito interessante, principalmente para algumas aulas em que os alunos querem detalhar a forma correta de fazer os exercícios, como no caso de matemática, por exemplo”, destaca o aluno.

Fotos: Acervos pessoais