Alunas do 7º ano EF do Vieira usam criatividade para promover interação e conhecimento em tempos de quarentena
Impactos do distanciamento social imposto pela pandemia são acompanhados por profissionais especializados do SOE

As relações sociais são, no geral, muito importantes no dia a dia dos seres humanos, sobretudo, quando estão ingressando na fase da adolescência. É por esta razão que o cuidado com o bem-estar emocional dos alunos durante o distanciamento imposto pela pandemia passou também a fazer parte das ações da equipe de profissionais especializados que integra o Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Antônio Vieira. No 7º ano do Ensino Fundamental (EF), por exemplo, um grupo de alunas teve a iniciativa de fazer festas de pijama virtuais, escolhendo temas variados, que possibilitam, a cada edição, a troca de conhecimentos e uma maior interação, após meses sem o convívio que elas estavam acostumadas na escola.
“Em atividades especiais realizadas com os alunos, estamos sempre lançando a questão sobre como eles estão lidando com a pandemia, como estão fazendo para driblar a falta da convivência diária na escola e, em um desses momentos, as alunas revelaram os encontros virtuais feitos às sextas-feiras à noite para descontrair, manter os vínculos afetivos, por meio de uma interlocução mais próxima, que promove o riso e a alegria, ajudando a vencer, com leveza, os desafios de tempos tão inusitados”, conta a psicopedagoga Rosânia Siquara, orientadora educacional das turmas do 7º ano EF. Ela usou o exemplo das meninas para estimular ações semelhantes entre outros estudantes, nas horas livres, orientando também as famílias sobre a importância de apoiar as iniciativas.

NOVOS MOMENTOS
Nas festas de pijama virtuais que reúnem sete alunas de uma mesma turma da série, elas assistem a filmes em tempo real, fazem comidas típicas, compartilham conhecimentos e até se caracterizam, conforme o tema, escolhido a partir de sorteio feito com uso de aplicativo. Elas já eram muito amigas e sempre circulavam juntas nos ambientes de aprendizagem da escola. “Estávamos com saudades e, como a gente não estava podendo nos encontrar pessoalmente, pensamos em uma forma de nos entreter, conversando, lembrando momentos juntas e criando outros novos também divertidos, mesmo na situação atual”, conta Malu Sanches. Além dela, Mariana Gitirana, Letícia Araújo, Giovanna Vila, Pietra Monteiro, Laís Medrado e Maria Fernanda Vieira integram o grupo.
As festas de pijama do grupo de amigas do 7º ano EF vêm sendo realizadas em duas sextas-feiras do mês. Um dos temas de maior sucesso foi “países” que permitiu às meninas trazerem para o bate-papo virtual curiosidades sobre a cultura, economia e também culinária do país representado, apresentando pratos típicos. Nos encontros, elas também assistem filmes relacionados aos temas e fazem jogos. “E há também aqueles dias que a gente apenas se encontra, por videoconferência, apenas para jogar conversa fora e rir muito”, revela Malu. A prática é também considerada muito salutar e recomendada pela equipe do SOE do Vieira, “inclusive pelos reflexos positivos, geralmente, notados no desempenho escolar”, como destaca a “Pró Ró”, como a orientadora da série é carinhosamente conhecida pelos alunos.

Fotos: acervos pessoais
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica