05.04.24

Aluna do Vieira é destaque em produção textual no livro do 7º Concurso de Redação e Arte da RJE

Katherine Porciúncula usou a poesia para abordar o tema da Campanha da Fraternidade 2023 que tratou da questão da fome

A estudante do Colégio Antônio Vieira, Katherine Porciúncula (foto acima), participou esta semana da live realizada pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) para o lançamento do livro do 7º Concurso de Redação e Arte da instituição. A aluna vieirense foi escolhida como destaque em produção textual do concurso, realizado no ano passado, tendo como tema a Campanha da Fraternidade do ano (Fraternidade e Fome). Durante a live, no último dia 4, foi dada a abertura oficial do 8º Concurso de Redação e Arte, que, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Rede em 2024 e alinhado às discussões II Congresso da RJE, abordará o tema Tradição em Inovar: Memória, Esperança e Experiência em um Colégio Jesuíta. Podem participar estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF).

O concurso seleciona os seis melhores trabalhos dos estudantes das 17 unidades educativas da Rede em todo o Brasil, sendo dois por categoria: produção artística (7º ano), produção textual (8º ano) e produção fotográfica (9º ano). Além disso, são escolhidos três destaques, um de cada categoria, também sinalizados no livro. Outros cinco alunos do Vieira também tiveram suas produções selecionadas no concurso e publicadas no livro da RJE. São eles: Giulia Oliveira (texto), Leonardo Kelman (fotografia), Nina Ramos (fotografia), Dianna Dórea (desenho/ilustração) e Luiza Burity (desenho/ilustração).

Acesse o livro abaixo e confira as obras selecionadas!

EXPRESSANDO APRENDIZAGENS

Katherine afirmou que o primeiro passo para escrever o poema, que recebeu o destaque de produção textual, foi buscar sensibilizar o leitor. “Li algumas matérias sobre o tema e percebi que as crianças e famílias que passavam e sofriam com a fome eram resumidas a dados e números estatísticos. Isso me motivou a tentar impactar e sensibilizar o leitor através da poesia. Eu abordei o processo de invisibilização, a desigualdade e a injustiça, e destaquei o problema da fome e desnutrição. O concurso possibilitou a expressão da crítica, das reflexões e pensamentos através da arte da escrita”, disse Katherine, durante a live transmitida para representantes dos colégios e escolas da RJE em diversos estados. Ela estava acompanhada pelos diretores geral, professor Sérgio Silveira, e acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, além da professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, e da orientadora educacional da série, Jerusa Carvalho.

No lançamento do livro, o diretor da RJE, professor Fernando Guidini, lembrou que, no ano passado, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, com 33 milhões de pessoas passando fome e o quanto os estudantes foram sensíveis à temática. “Lá no início de 2023, eu conversava com todos os diretores e perguntava para eles o que cada um dos colégios estava fazendo sobre esse tema e o que que cada um dos nossos colégios poderia fazer ainda mais. E aí veio, dentre outras atividades, o nosso concurso que vocês se envolveram, motivados, sensíveis, conscientes sobre essa realidade e por meio dos estudos realizados ao longo dos semestres, a forma como os professores foram integrando essa questão aos planejamentos, vocês foram traduzindo em ideias, em contextos, em experiências, traduzindo em textos, em fotografias e outras produções”, destacou, também parabenizando os estudantes.

Confira agora mais fotos da participação de Katherine na live de lançamento do livro!

Nossos parabéns, em especial, para ela e a todos os alunos vieirenses que tiveram seus trabalhados selecionados entre os mais votados em toda a RJE.

Fotos: Secom/CAV.