Academia Vieirense participa de exposição sobre Língua Portuguesa
O projeto ‘8 Séculos da Língua Portuguesa’, realizado entre os meses de maio e junho de 2015, propôs uma verdadeira viagem no tempo para entender a origem e os autores mais marcantes do nosso idioma.
O projeto ‘8 Séculos da Língua Portuguesa’, realizado entre os meses de maio e junho de 2015, propôs uma verdadeira viagem no tempo para entender a origem e os autores mais marcantes do nosso idioma. Realizado pela Cátedra Fidelino de Figueiredo, pelo Instituto Camões e pelo o Gabinete Português de Leitura, a iniciativa também incluiu a ‘Exposição História Língua Portuguesa – Viagem pelo Atlântico’, no Shopping da Bahia. A abertura, no dia 1º de Junho, contou com a participação da Academia Vieirense de Letras e Artes do Colégio Antônio Vieira.
Foi a primeira vez que os alunos realizaram uma apresentação fora das instalações do Colégio. “A Academia tem crescido bastante e é fundamental que ela esteja em outros territórios com esse gosto pela leitura, pela poesia e pela produção literária de uma maneira geral. Os alunos amam o que fazem e estar neste espaço, que homenageia a história da língua portuguesa, é algo certamente especial para todos eles”, destacou a diretora acadêmica do Vieira, a prof. Jane Medrado.
Durante a apresentação, os alunos mesclaram poesias, músicas e encenações, passando por diferentes autores e momentos da literatura. “É uma alegria muito grande vê-los caminhar e criar esse gosto tão particular pela língua e pelas artes como um todo. Eles envolvem muita entrega, com o princípio Inaciano do MAGIS de querer ser sempre mais. Foi a primeira apresentação que fizemos fora do ambiente escolar e a superação de cada um deles me enche de orgulho”, afirmou o coordenador da Academia, prof. Paulo Reis.
“A Academia Vieirense de Letras e Artes representa muito para todos nós. Temos uma enorme dedicação em relação ao nosso tempo e procuramos valorizar as diversas expressões de arte”, ressaltou a presidente da Academia, Luana Chacra. Pedro Bauer, que também preside a Academia, complementou: “Eu não pensei que tivéssemos tamanha repercussão desde o ano passado. Continua sendo tudo muito novo e estar aqui nessa exposição é algo difícil de explicar em palavras”.
A presidente da Cátedra Fidelino de Figueiredo, prof. Rita Aparecida, agradeceu a presença dos alunos e reforçou a importância da celebração dos 800 anos da Língua Portuguesa. “Este projeto tem o objetivo de trazer o nosso idioma para a ordem do dia. Tirar, sobretudo para nós brasileiros, a ideia de que o a língua é apenas voltada para regras gramaticais tão complexas passadas nas salas de aula. São mais de 250 milhões de falantes em todo o mundo e queremos valorizar essa cultura que todos nós veiculamos”, disse ela.
Leia também
-
04.07.25
Delegação do Vieira participa do VII Congresso Nacional de Educação Católica
Após três dias de formação, evento encerra-se nesta sexta-feira (4) no Ceará
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio