02.09.21

Academia Vieirense de Letras e Artes apresenta mostra virtual de fotografia e artes plásticas

Produções dos estudantes da AVLA podem ser conferidas na plataforma Moodle ou nos links de padlet disponibilizados no site do Vieira​

Um dos núcleos de protagonismo estudantil do Colégio Antônio Vieira, a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA) apresenta, na Sala dos Núcleos na plataforma Moodle, duas mostras especiais este mês: uma exposição de fotografia, que retrata o tema “Amor” por meio da natureza, e outra de artes plásticas, com tema livre. A beleza e a riqueza dos detalhes, bem como todos os significados revelados pelos cliques, traçados e pinceladas dos estudantes, impressionam os espectadores. Tudo muito bem estrategicamente organizado pelos jovens alunos que integram os setores de Fotografia e Artes Plásticas da AVLA, além do Setor de Música, que contribui com a escolha da trilha sonora.

“No caso da fotografia, a exposição foi pensada com o intuito de ser apresentada durante o ensaio aberto organizado pela AVLA em julho, o qual tinha como tema o Amor. Em conversa com os membros, chegamos a uma abordagem diferente da convencional para retratar o Amor que segue as paisagens da natureza e do mundo urbano, convidando o espectador a olhar para essas paisagens com novos olhares, meio a tantas discussões acerca do meio ambiente e de sua preservação”, conta a estudante Giovana Dinckelman, aluna da da 3ª série do Ensino Médio e uma das diretores do Setor de Fotografia da AVLA. Cerca de 90 fotos estão à mostra, apresentadas em formado slideshow e embaladas pela música “Across the Universe”, dos Beatles. “É uma musica que conversa muito com a exposição e que casou muito bem com as fotos selecionadas”, diz Giovana.

NOVOS RUMOS E INSPIRAÇÕES

Também diretora do Setor de Fotografia da AVLA, a estudante Luiza Duarte, da 3ª série EM, destaca o quanto a experiência da organização do sarau virtual no ano passado, em meio às dificuldades da pandemia, acabou levando a uma participação mais inclusiva do setor no conjunto das apresentações da AVLA. “Através do audiovisual, os membros tiveram a opção de se reinventar e utilizar um dos seus recursos mais importantes: a edição, ferramenta chave na junção de todos os setores nesse novo ambiente”, revela Luiza. Segundo ela, “a mistura das artes possibilitou a interação e reforçou a ideia de que o Setor de Fotografia foi a peça chave para unir essa coletânea”.

Já o Setor de Artes Plásticas optou por uma mostra de telas sem tema específico. “O intuito foi o de expressar as diferentes formas de artes e traços, ressaltando as particularidades de cada estudante e os seus pensamentos e sentimentos como artista, por meio de correntes de estilo e estéticas diferentes”, explica aluna Maria Paula Gil, que integra o setor na AVLA. Ela cursa a 1ª série EM no Vieira.

As alunas Giovana Dinckelman, Luiza Duarte e Maria Paula Gil integram os setores de Fotografia e Artes Plásticas da AVLA

A AVLA​

A Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA) tem sua origem na “Academia de Artes e Cênicas”, inaugurada no Colégio Antônio Vieira em 1915, apenas quatro depois da sua fundação. Reinaugurada em 2014 com o nome atual, a AVLA celebra a trajetória centenária do Vieira de valorização das mais diversas expressões artísticas, a partir do protagonismo juvenil. Sob a coordenação do professor Paulo Reis, de Língua Portuguesa, e Eneida Santana, de Literatura, os alunos realizam diversos saraus e apresentações marcantes durante o ano letivo. Os espetáculos fazem passeios por todos diversos temas, refletindo aprendizagens por meio da música, dramatização, poesia e performances diversas.

Clique agora nos links de padlet abaixo e confira as exposições lançadas este mês!

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

EXPOSIÇÃO DE ARTES