Academia Vieirense de Letras e Artes apresenta mostra virtual de fotografia e artes plásticas
Produções dos estudantes da AVLA podem ser conferidas na plataforma Moodle ou nos links de padlet disponibilizados no site do Vieira
Um dos núcleos de protagonismo estudantil do Colégio Antônio Vieira, a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA) apresenta, na Sala dos Núcleos na plataforma Moodle, duas mostras especiais este mês: uma exposição de fotografia, que retrata o tema “Amor” por meio da natureza, e outra de artes plásticas, com tema livre. A beleza e a riqueza dos detalhes, bem como todos os significados revelados pelos cliques, traçados e pinceladas dos estudantes, impressionam os espectadores. Tudo muito bem estrategicamente organizado pelos jovens alunos que integram os setores de Fotografia e Artes Plásticas da AVLA, além do Setor de Música, que contribui com a escolha da trilha sonora.
“No caso da fotografia, a exposição foi pensada com o intuito de ser apresentada durante o ensaio aberto organizado pela AVLA em julho, o qual tinha como tema o Amor. Em conversa com os membros, chegamos a uma abordagem diferente da convencional para retratar o Amor que segue as paisagens da natureza e do mundo urbano, convidando o espectador a olhar para essas paisagens com novos olhares, meio a tantas discussões acerca do meio ambiente e de sua preservação”, conta a estudante Giovana Dinckelman, aluna da da 3ª série do Ensino Médio e uma das diretores do Setor de Fotografia da AVLA. Cerca de 90 fotos estão à mostra, apresentadas em formado slideshow e embaladas pela música “Across the Universe”, dos Beatles. “É uma musica que conversa muito com a exposição e que casou muito bem com as fotos selecionadas”, diz Giovana.
NOVOS RUMOS E INSPIRAÇÕES
Também diretora do Setor de Fotografia da AVLA, a estudante Luiza Duarte, da 3ª série EM, destaca o quanto a experiência da organização do sarau virtual no ano passado, em meio às dificuldades da pandemia, acabou levando a uma participação mais inclusiva do setor no conjunto das apresentações da AVLA. “Através do audiovisual, os membros tiveram a opção de se reinventar e utilizar um dos seus recursos mais importantes: a edição, ferramenta chave na junção de todos os setores nesse novo ambiente”, revela Luiza. Segundo ela, “a mistura das artes possibilitou a interação e reforçou a ideia de que o Setor de Fotografia foi a peça chave para unir essa coletânea”.
Já o Setor de Artes Plásticas optou por uma mostra de telas sem tema específico. “O intuito foi o de expressar as diferentes formas de artes e traços, ressaltando as particularidades de cada estudante e os seus pensamentos e sentimentos como artista, por meio de correntes de estilo e estéticas diferentes”, explica aluna Maria Paula Gil, que integra o setor na AVLA. Ela cursa a 1ª série EM no Vieira.
A AVLA
A Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA) tem sua origem na “Academia de Artes e Cênicas”, inaugurada no Colégio Antônio Vieira em 1915, apenas quatro depois da sua fundação. Reinaugurada em 2014 com o nome atual, a AVLA celebra a trajetória centenária do Vieira de valorização das mais diversas expressões artísticas, a partir do protagonismo juvenil. Sob a coordenação do professor Paulo Reis, de Língua Portuguesa, e Eneida Santana, de Literatura, os alunos realizam diversos saraus e apresentações marcantes durante o ano letivo. Os espetáculos fazem passeios por todos diversos temas, refletindo aprendizagens por meio da música, dramatização, poesia e performances diversas.
Clique agora nos links de padlet abaixo e confira as exposições lançadas este mês!
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
EXPOSIÇÃO DE ARTES
Imagens: AVLA e acervos pessoais
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi