Professores do Vieira têm formação sobre Inteligência Artificial na educação
Recurso cada vez mais presente nas atividades em geral também pode ser um importante aliado nas aulas e atividades extraclasse

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no dia a dia das pessoas em diversas áreas do conhecimento e atuação, já exigindo também a reformulação constante das metodologias de ensino. O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para potencializar as aprendizagens dos estudantes, usando recursos para tornar as aulas ainda mais atraentes e eficazes para as novas gerações, foi o tema de uma formação realizada, no último dia 6 de junho, para professores do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira.
A palestra foi ministrada pelo professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do Sistema de Ensino Ari de Sá (SAS). Especialista em temas relacionados à tecnologia na educação, Prof. Ademar frisou que “embora a AI não tenha sido criada essencialmente para fins educacionais, é na educação que será possível ensinar crianças e jovens sobre seu uso ético”, como vem sempre destacando em suas palestras.

OTIMIZAR RECURSOS
O professor alertou ainda que as novas tecnologias não devem ser vistas pelos educadores com resistência ou saudosismo, mas como uma oportunidade de ampliar e otimizar os recursos usados em sala de aula e extraclasse. De acordo com Ademar Celedônio, é necessário trazer cada vez mais a Inteligência Artificial para o dia a dia da escola, até porque a AI já tem hoje impactado fortemente tanto mercado de trabalho, como a vida diária em várias ações do cotidiano.
Articuladora pedagógica do Vieirão, unidade do colégio destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio (EM), a professora Cristina Cardoso, que é também coordenadora pedagógica da 3ª EM, destacou a importância da formação, ressaltando o objetivo do evento de “discutir e mostrar aos professores o potencial da IA para otimizar o tempo na produção dos materiais e planejamento pedagógico”, como informou. “É fundamental ainda, por outro lado, ensinar aos nossos alunos o uso correto das ferramentas de IA, pois elas têm informação, mas, como bem pontuou o Prof. Ademar, é preciso saber perguntar de forma assertiva para ter as respostas que desejam, de maneira correta e, a partir delas, gerar conhecimento”, completou.

Algumas vantagens do uso da IA na educação
- Melhoria do ambiente da sala de aula com atividades mais interativas;
- Criação de recursos didáticos incríveis para contextualização e visualização prática do conteúdo;
- Possibilidade de ampliar a personalização do aprendizado;
- Economia de tempo (que pode ser gasto no ensino), na preparação de materiais, como planos de aula, slides, vídeos etc;
- Ampliação de ferramentas de avaliação, autoavaliação e para rapidez de feedbacks (retornos sobre ensino).
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema