Conexão Família e Escola promove integração entre pais, filhos e práticas pedagógicas
Projeto é desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), em parceria com as coordenações pedagógicas do Ensino Fundamental no Vieira

O filho tão pequeno ainda conquistando avanços de aprendizagem na escola e nem sempre o corre-corre do dia a dia permite às famílias poderem participar mais ativamente desses momentos tão especiais. Como parte do projeto Conexão Família e Escola, o Colégio Antônio Vieira promoveu, no mês de abril, uma programação para que os pais e responsáveis pelas crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (EF) pudessem participar de uma atividade ao lado dos filhos. Eles foram convidados para uma oficina no Steam Lab, laboratório que, como a própria sigla em inglês já diz, visa explorar diversas áreas do conhecimento (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics): Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.
Os encontros para as duas séries, em dias diferentes conforme as turmas e turnos, foram realizados dos dias 16 a 25 de abril. As crianças puderam construir, junto com os pais, robôs e falar sobre o que aprendem quando estão no laboratório em seu cotidiano de aulas.
ROTINA DE APRENDIZAGEM E A FETO
“É uma oportunidade de a gente estar junto com nossos filhos, saindo um pouco da nossa rotina de trabalho para ter esse momento para se aproximar mais deles e ver também o trabalho que é feito na escola, de uma forma muito legal”, declarou a mãe vieirense, Renata Olero, mãe de Julinha. “Que momento maravilhoso poder estar com nossos filhos na escola, construindo um robô com eles, conferindo a alegria no olhar, além de conhecer os pais dos coleguinhas que eles tanto falam. Só tenho a agradecer ao colégio por oportunizar esse instante tão engrandecedor para as famílias”, afirmou a mãe Ohana Negrão, mãe de Mateus.

INTEGRAÇÃO
O pai Marcelo Oliveira, pai de Ju Martins, também gostou muito de participar da atividade. “Uma iniciativa maravilhosa que integra família, estudantes e escola em que a gente planta uma sementinha de conhecimento, de afeto, de união e integração, e eu tenho a plena certeza que todas as crianças que estão aqui hoje brincando com seus pais vão, de alguma forma, guardar esse dia especial para toda a sua vida momento”.

A orientadora educacional das séries, professora Lívia Farani, explicou que “o projeto visa, justamente, estreitar os laços afetivos das famílias, entre elas e com as crianças (filhos e coleguinhas de seus filhos), oportunizando também conhecimento sobre práticas pedagógicas com ludicidade”. No caso específico da atividade, foram trabalhados da robótica que também integra o currículo do Vieira.
Já a coordenadora pedagógica das séries, professora Adriana Novis, destacou a importância do projeto e intencionalidades pedagógicas para crianças que iniciam em nova escola, no Ensino Fundamental. O evento ainda contou com a participação das professoras regentes, além da coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer.
Veja mais fotos desse momento sempre muito especial no Vieira!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
04.09.25
Mais de 170 jovens participam da primeira edição da Jornada da Juventude Vieirense
Evento reuniu estudantes crismados e participantes dos projetos Semana Santa Jovem, Despertar Vocacional, Flor & Ser e Voluntariado
-
03.09.25
Católicos baianos podem visitar, no santuário do Vieira, relíquia de 1º grau de Carlo Acutis, primeiro santo da geração millennial
Ex-aluno de colégio jesuíta, o "padroeiro da internet", como ficou conhecido, será canonizado pelo Papa Leão XIV no próximo domingo (7)
-
03.09.25
Vieira recebe visita de alunos do Colégio São Luís, também referência em educação em São Paulo
Estudantes das duas instituições, que fazem parte da Rede Jesuíta de Educação, conversaram sobre cultura afro-brasileira e protagonismo juvenil
-
02.09.25
'3ª série em Ação' e 'Dia de Descontração' marcam vivências de estudantes do Vieira em ano de conclusão do Ensino Médio
Eventos tornaram o mês de agosto ainda mais especial construindo memórias afetivas para os alunos do Terceirão