Aula com encenação de ‘A Caligrafia de Dona Sofia’ estimula crianças na literatura infantojuvenil
Livro do autor André Neves faz parte do projeto pedagógico dos estudantes do 2º ano EF do Vieira

Uma aula bem especial com Dona Sofia e o carteiro Ananias bem pertinho, no meio da sala, interagindo com o leitor, professor e amiguinhos da turma. As personagens principais do livro A Caligrafia de Dona Sofia, de André Neves, encantaram as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, como parte do projeto “Vamos Brincar de Poesia?”, elaborado pela equipe pedagógica da série, para estimular a leitura entre os estudantes. A pastoralista Nubia Calazans (foto acima), do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) e os colaboradores Denilson Leão, do Serviço de Vida Comunitária (Sevic), e Robson Dias, da biblioteca, contribuíram com a ação, interpretando as cenas e mergulhando junto com os alunos no mundo da imaginação e da beleza da literatura infanto-juvenil.

A HISTÓRIA
O livro conta a história da professora aposentada Dona Sofia, que mora sozinha, adora flores e ler poesia. Tanto que decorou todas as paredes de sua casa com os poemas que mais gosta, para que não ficassem escondidos nos livros e ela pudesse relê-los a qualquer momento. Quando não havia mais espaço nas paredes, resolveu fazer cartões poéticos que seu amigo, o carteiro Ananias, passou a distribuir entre os moradores da cidade. Aos poucos, a poesia vai tomando conta da vida de todos, despertando a sensibilidade e o amor entre as pessoas. A obra aborda temas transversais, partindo da poesia para tratar também de ética, pluralidade cultural e meio ambiente, entre outros temas.

‘LER É BRINCAR’
“A ação vivenciada no 2º ano EF faz parte de uma sequência didática que foi organizada visando o desenvolvimento das habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no campo da educação literária. As crianças têm a oportunidade de ampliar o seu envolvimento em práticas diversificadas de letramento, através de um mergulho na obra ‘A caligrafia de Dona Sofia’, despertando sentimentos, promovendo associações entre o mundo imaginário e situações do cotidiano, ampliando a compreensão da realidade e estimulando a criatividade e a imaginação”, explica a coordenadora pedagógica da série, professora Adriana Novis. “É um trabalho que potencializa a formação de um leitor crítico e reflexivo, reconhecendo a ação transformadora da experiência com a literatura”, completa..
As crianças adoraram a aula especial. As professoras regentes e a orientadora educacional, Débora Santana, por sua vez, também gostaram muito dos resultados em aprendizagem, agradecendo, juntamente com a Profa. Adriana Novis, aos colaboradores dos outros setores que contribuíram com a ação. A equipe pedagógica até parafraseou o escritor e educador Rubem Alves: “O livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar e dar asas à imaginação, pois crianças que leem desvendam o mundo de uma forma mais bonita”.
Precisa dizer mais? Vamos conferir nas fotos!
Fotos: Secom e Secop/CAV.
Leia também
- 17.06.25 Famílias antecipam clima de alegria do São João no 'Arraiá do Vieirinha'
-
16.06.25
Quadrilha do Terceirão e Casamento na Roça marcam confraternização junina de estudantes do Vieirão
Eventos reuniram alunos dos turnos diurno e noturno em dois grandes momentos no Pátio Centenário
-
14.06.25
Mostra CAV de GR terá como tema 'O Mágico de Oz'
Clássico será inspiração para séries coreográficas do espetáculo de Ginástica Rítmica do Vieira em novembro
-
13.06.25
Tudo pronto para o Arraiá do Vieirinha com Os Vizin
Festa junina promove confraternização de famílias de estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental