Vieira recebe visita técnica do diretor da RJE
Prof. Fernando Guidini passou três dias no colégio, dialogando com diversos segmentos da comunidade escolar

Com foco nos indicadores de sustentabilidade, inovação e cidadania, o presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini (na foto acima, à esquerda, com camisa branca), esteve na última semana no Colégio Antônio Vieira para a visita técnica que faz, anualmente, em todas as 17 unidades educativas que compõem a Rede no Brasil. Na Bahia, o Vieira é o único que integra a RJE e, de acordo com o diretor, o colégio tem registrado significativos avanços nos parâmetros observados.
“É um momento em que fazemos uma imersão, acompanhando o projeto da instituição, os planos de trabalho, os planejamentos, visualizando os principais indicadores pedagógicos, de gestão de pessoas, financeiros, estruturais e, também, animando a missão”, definiu o diretor da RJE. “Verificamos como o colégio avançou nessas questões, a partir do planejamento estratégico da instituição, mas também olhando daqui para frente: qual a importância, qual o significado de todas essas articulações, tendo em vista a inovação, a sustentabilidade e a cidadania global, no exercício da sua missão, que é a formação integral dos nossos estudantes”, completou.
Nos três dias da visita técnica ao Vieira (de 16 a 18/8), Prof. Guidini reuniu-se com o Conselho Diretivo, com a equipe de coordenação pedagógica, representantes dos professores e dos colaboradores em geral, tendo ainda encontros com líderes dos núcleos estudantis, pastoralistas e integrantes das comissões do Cuidado e, também, Étnico-racial e de Gênero.
“É um colégio pujante, bonito, alegre, cheio de vida. Há uma diversidade de projetos e núcleos, que é um grande diferencial, e tem me chamado muito a atenção como os espaços escolares são ocupados e como, a partir dessa diversidade, os estudantes estão construindo também os seus projetos de vida, as suas aprendizagens, por meio de ações da escola que trazem essa a perspectiva da inovação, tendo como base o Mapa de Aprendizagens da Formação Integral (Mafi)”, observou o diretor da Rede.

EDUCAÇÃO CATÓLICA JESUÍTICA
O Prof. Guidini também destacou as relações do Vieira com a comunidade. “É um colégio aberto ao diálogo e que também participa da Igreja local, que tem, inclusive, um santuário, e isso faz toda a diferença nessa dimensão da educação católica que nós temos e na educação católica que nós fazemos como instituição”, disse. Ao final da visita, ele agradeceu a receptividade e a colaboração de todos no fornecimento das informações solicitadas nas reuniões, estendendo a gratidão a toda a comunidade escolar.
“Meu agradecimento ao colégio, a todos os educadores e, em particular aos professores, que fazem esse projeto acontecer, e sempre um agradecimento especial às famílias que confiam a educação dos seus filhos à Companhia de Jesus. A nossa missão é muito clara, na perspectiva de promover uma educação de excelência, inspirada em valores cristãos e inacianos, buscando formar cidadãos conscientes, competentes, compassivos, criativos e comprometidos. Nesse sentido, o Viera está de parabéns!”, concluiu.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
23.10.25
Felipe Cohim expõe talento e sensibilidade no projeto 'LiterArte' da Biblioteca Jorge Amado
Mostra de desenhos do estudante fecha programação especial de exposições de alunos do Vieira
-
22.10.25
Núcleo estudantil de Finanças e Economia do Vieira promove palestra com ex-presidente da Petrobras
Estudantes do Grêmio e do Naic também realizaram este mês rodas de conversa sobre Intercâmbio, Empreendedorismo e Psicologia
-
22.10.25
Tudo pronto para a quinta edição do Vieira Games
Evento atrai crianças e adolescentes com oficinas criativas, gamificação e robótica, a partir de um projeto do Setor de Mídia Educacional e Tecnologia do colégio
-
21.10.25
Estudantes do Vieira consolidam múltiplas aprendizagens em visita à Casa das Histórias e Osid
Atividades mobilizaram alunos do 3º e 7º anos do Ensino Fundamental