Equipes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio devem inscrever projetos para a Expociência 2023
Prazo para inscrições termina no dia 16 de junho
A edição 2023 da Expociência, feira de Ciências do Colégio Antônio Vieira, promete impressionar novamente toda a comunidade escolar. O evento será realizado no mês de setembro nas seguintes datas: 4 a 6, com a mostra das experiências dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF); no dia 12, com os trabalhos das turmas do 6º ao 8º ano EF; e, no dia 14, do 9º ano EF ao Ensino Médio (diurno e noturno). No caso dos estudantes do 6º ano EF até o Ensino Médio, é preciso atentar ao edital e inscrever, por equipes, os projetos a serem expostos. O prazo de inscrição começa na próxima segunda-feira (29) e termina no dia 16 de junho.
No caso dos estudantes do EF 2 e Médio, basta, portanto, preencher a ficha de inscrição que também será disponibilizada no site do Vieira, a partir do dia 29. Os projetos selecionados serão divulgados no dia 2 de agosto. Já a participação dos alunos do 1º ao 5º ano EF é orientada diretamente pela equipe pedagógica que faz a seleção das experiências científicas a serem demonstradas na feira. Todas as informações e editais estão disponibilizados no site do colégio, na seção Expociência.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A Iniciação Científica (IC) é um dos diferenciais do Colégio Antônio Vieira, sendo implementada pelo Projeto Político-Pedagógico (PP) desde as séries iniciais, com as crianças desenvolvendo experiências em sala de aula, laboratórios e também nas áreas verdes do colégio, além da participação na Expociência. A partir do 6º ano EF, a IC já se insere, oficialmente, no currículo como disciplina.

No caso da feira de ciências, os estudantes são orientados pelos professores de Ciências Naturais e Iniciação Científica; do 9º ano à 2ª série EM, as atividades são coordenadas pela equipe docente de Química, Física e Biologia, conforme o projeto.
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
12.03.26
Estudantes do Vieira já vivem clima da gincana! Para pontuar bem, é preciso seguir regulamento. Confira!
Normas devem ser cumpridas desde a Pré-Gic, fase atual que já mobiliza as cinco equipes antes da abertura oficial, no dia 26
-
12.03.26
Nafe dá início às atividades de 2026 com palestras sobre educação financeira
Núcleo do Vieira reúne estudantes interessados em aprender mais sobre Finanças e Economia
-
11.03.26
1ª Corrida do Vieira e 115 anos do colégio são tema de entrevista na Rádio Metrópole
Prof. Sergio Silveira, diretor-geral, e Jardel Moura, assessor esportivo, foram atrações do programa comandado por Silvana Freire
-
10.03.26
'De Volta à Infância' é tema da primeira edição do Dia de Descontração do Terceirão do Vieira
Momento, marcado pela ludicidade e fantasia, faz parte das ações do colégio voltadas para o cuidado com a saúde emocional dos estudantes