ONU Colegial: cartas de intenção devem ser enviadas à Comissão Organizadora
Resultado será divulgado no dia 20 para início da segunda fase da seleção, nos dias 25 e 26, com entrevistas.

Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, e também do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), interessados em participar da sexta edição da ONU Colegial devem enviar, até a próxima quinta-feira (11), as cartas de intenção sobre os cargos que desejam exercer na atividade, a ser realizada de 30 de agosto a 2 de setembro deste ano. A ONU Colegial é uma simulação de conferências das Nações Unidas que permite aos alunos do Vieira, dos turnos diurno e noturno, vivenciar experiências sobre relações internacionais e diplomacia, desenvolvendo habilidades e competências em pesquisa, oratória, raciocínio lógico, relacionamentos interpessoais, trabalho em equipe e, principalmente, resolução e mediação de conflitos. Para o envio da carta, é preciso acessar o formulário: clique aqui!
No site da ONU Colegial, o estudante encontrará alguns modelos de carta. No texto, “é importante que (o aluno) manifeste a intenção de participar do evento e conte suas experiências acadêmicas, qualidades e habilidades que podem ser importantes para o cargo que deseja assumir”, destaca a Comissão Organizadora. O resultado parcial dos aprovados, a partir da carta de intenção, será disponibilizado no site e Instagram da ONU Colegial (@onucolegial), no dia 20/05/22. Os aprovados seguem para a segunda etapa da seleção que consiste em entrevistas presenciais, “as quais oportunizam a sondagem da sua oratória, domínio da temática selecionada e nível de pesquisa”. Essa etapa final está prevista para os dias 25 e 26 de maio, no Espaço Pe. Klein, do Vieirão.

TEMAS DA ONU DE 2023
Na última quinta-feira (4), na primeira Reunião Geral do projeto em 2023 (fotos), foram apresentados os temas que serão trabalhados este ano pelos comitês da ONU Colegial – para que os estudantes indiquem também em quais desejam atuar, conforme os conflitos a serem tratados. Como estreantes na simulação, o 9º ano só pode trabalhar como staff ou imprensa. Os estudantes do Ensino Médio podem se inscrever para delegado (promovendo o debate, discutindo os temas e buscando soluções, representando o posicionamento de uma delegação ou figura política) ou como imprensa (responsável pela cobertura jornalística de cada comitê, podendo ser redatores, desenhistas, repórteres, produtores audiovisuais e produtores de mídia).
Durante a reunião, as ex-alunas que atuam como secretárias-gerais, Grazielle Oliveira e Verônica Moraes, apresentaram os conflitos a serem discutidos, em bate-papo com outros ex-alunos que, mesmo já estando nas faculdades, também fazem questão de participar da ONU do Vieira, unindo-se aos alunos para atuar como diretores e conselheiros dos comitês. A reunião foi realizada na Sala de Arte Sálua Chequer, com transmissão simultânea pelo Instagram (@onucolegial). Na oportunidade, a diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques; a coordenadora de Assuntos Estratégicos da ONU Colegial, professora Léa Pontes; e a articuladora acadêmica do projeto, professora Gigi Albuquerque, fizeram os discursos de abertura, reafirmando as competências desenvolvidas na simulação “que os estudantes levarão para toda a vida”.
Confira agora os temas da VI ONU Colegial do Vieira:
Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU)
■ Tema: Guerra Civil na Somália: 30 anos à espera de um fim
Conselho de Direitos Humanos (CDH)
■ Tema: Apartheid e limpeza étnica contra os palestinos em Israel
Grupo dos Vinte (G20)
■ Tema: Conflito Multiétnico do Alto Carabaque: Azerbaijão e Armênia
Conselho de Segurança Histórico
■ Tema: Crise em Ruanda: atentado ao presidente e ameaça de genocídio
Câmara de Deputados do Brasil
■ Tema: Crise Política e Econômica do Brasil e o Impeachment da Presidente
Veja agora mais alguns registros da Reunião Geral!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
30.05.25
Vieira lança Colônia de Férias no Sítio Loyola
Projeto, em parceria com Arvorar, oferece lazer e desenvolvimento integral, além de alternativa para evitar uso excessivo das telas
-
29.05.25
Crianças vieirenses protagonizam encenação da Coroação de Nossa Senhora
Este ano as homenagens destacaram as aparições de Maria para os três pastorinhos em Portugal
-
29.05.25
Palestra sobre uso das telas abre série APM Talks
Evento é promovido pela Associação de Pais e Mestres do Colégio Antônio Vieira
-
28.05.25
Exposição "Expressões do Sagrado" reafirma compromisso do Vieira com valores inacianos e respeito à diversidade religiosa
Mostra reúne produções artísticas de estudantes do 9º ano EF como fruto das aprendizagens sobre religiões