Em ação do Outubro Rosa, Vieira promove roda de conversa entre mastologistas e colaboradores
Setor Médico do colégio ainda distribuiu um planner do autocuidado incentivando a rotina pessoal de prevenção e assistência médica

Ficar atenta para um eventual diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer de mama. Praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação são outros fatores favoráveis para tornar o corpo mais resistente, caso precise combater a doença que, segundo estatísticas recentes, mata, em média, 50 pessoas por dia no Brasil. Esta foi a tônica das rodas de conversa realizadas, no último dia 19, entre especialistas, colaboradores e colaboradoras do Colégio Antônio Vieira, como parte das ações do Outubro Rosa.
Foram promovidos dois momentos, na Sala de Arte Sálua Chequer, contando com a presença das ex-alunas e atualmente mastologistas Mychely Rêgo (pela manhã) e Anna Paolla Noya Gatto (à tarde), com a participação da nutricionista Vitória Câmara e do professor de Educação Física Cláudio Cruz, que também é psicólogo. As colaboradoras Cláudia Zimmer e Nadia Monteiro ainda contribuíram com depoimentos sobre suas experiências pessoais e como conseguiram vencer a doença, graças ao diagnóstico precoce. O diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, fez a abertura do evento.

Os profissionais convidados esclareceram dúvidas e desfizeram mitos em relação ao câncer de mama e também de útero, que agora foi incluído no foco das ações de conscientização do Outubro Rosa. Uma decoração com balões na cor rosa e flores artesanais tornou o espaço ainda mais acolhedor para a discussão do tema. Antes, houve um momento de espiritualidade conduzido pela equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa). Colaboradores do sexo masculino também foram convidados a participar, visando o autocuidado e também para atuarem como agentes multiplicadores entre as mulheres com quem convivem.
CUIDADO SEMPRE
Ao final do evento, o Setor Médico do Vieira (Sesmt) e o de Gestão de Pessoas (GP) distribuíram um planner anual (recurso de organização de tarefas), visando estimular o autocuidado e a atenção aos prazos para a realização de consultas e exames. Ações semelhantes também já estão sendo preparadas para o Novembro Azul, no próximo mês, quando se intensificam as mobilizações voltadas para a conscientização acerca do câncer de próstata.

“A cada ano, buscamos desenvolver eventos e campanhas que ampliem cada vez mais a conscientização dos nossos colaboradores e colaboradoras sobre a importância de se estar atento e atenta aos cuidados com a saúde, e temos percebido o resultado dessas ações em nossos relatórios de Medicina do Trabalho”, conta a Rosângela Barbosa, gestora do Setor Médico. “Este ano, tivemos um evento conduzido de forma muito leve, mas que, ao mesmo tempo, promoveu um choque de realidade para a necessidade de que precisamos sempre nos cuidar e ficar atentos, pois o câncer não escolhe suas vítimas, como alertaram as médicas”, concluiu a colaboradora Tâmara Barbosa.
Veja mais fotos!
Leia também
-
03.09.25
Vieira recebe visita de alunos do Colégio São Luís, também referência em educação em São Paulo
Estudantes das duas instituições, que fazem parte da Rede Jesuíta de Educação, conversaram sobre cultura afro-brasileira e protagonismo juvenil
-
02.09.25
'3ª série em Ação' e 'Dia de Descontração' marcam vivências de estudantes do Vieira em ano de conclusão do Ensino Médio
Eventos tornaram o mês de agosto ainda mais especial construindo memórias afetivas para os alunos do Terceirão
-
02.09.25
Vieira é medalhista na Olimpíada Nacional de História do Brasil realizada em São Paulo
Duas equipes de estudantes do colégio conquistaram as medalhas de bronze e cristal na final da competição na Unicamp
-
01.09.25
COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA: melhor escola privada na Olimpíada Brasileira de Robótica
Estudantes da oficina RobotiCAV conquistaram a premiação de destaque nas competições da etapa regional da OBR