Em ação do Outubro Rosa, Vieira promove roda de conversa entre mastologistas e colaboradores
Setor Médico do colégio ainda distribuiu um planner do autocuidado incentivando a rotina pessoal de prevenção e assistência médica

Ficar atenta para um eventual diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer de mama. Praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação são outros fatores favoráveis para tornar o corpo mais resistente, caso precise combater a doença que, segundo estatísticas recentes, mata, em média, 50 pessoas por dia no Brasil. Esta foi a tônica das rodas de conversa realizadas, no último dia 19, entre especialistas, colaboradores e colaboradoras do Colégio Antônio Vieira, como parte das ações do Outubro Rosa.
Foram promovidos dois momentos, na Sala de Arte Sálua Chequer, contando com a presença das ex-alunas e atualmente mastologistas Mychely Rêgo (pela manhã) e Anna Paolla Noya Gatto (à tarde), com a participação da nutricionista Vitória Câmara e do professor de Educação Física Cláudio Cruz, que também é psicólogo. As colaboradoras Cláudia Zimmer e Nadia Monteiro ainda contribuíram com depoimentos sobre suas experiências pessoais e como conseguiram vencer a doença, graças ao diagnóstico precoce. O diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, fez a abertura do evento.

Os profissionais convidados esclareceram dúvidas e desfizeram mitos em relação ao câncer de mama e também de útero, que agora foi incluído no foco das ações de conscientização do Outubro Rosa. Uma decoração com balões na cor rosa e flores artesanais tornou o espaço ainda mais acolhedor para a discussão do tema. Antes, houve um momento de espiritualidade conduzido pela equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa). Colaboradores do sexo masculino também foram convidados a participar, visando o autocuidado e também para atuarem como agentes multiplicadores entre as mulheres com quem convivem.
CUIDADO SEMPRE
Ao final do evento, o Setor Médico do Vieira (Sesmt) e o de Gestão de Pessoas (GP) distribuíram um planner anual (recurso de organização de tarefas), visando estimular o autocuidado e a atenção aos prazos para a realização de consultas e exames. Ações semelhantes também já estão sendo preparadas para o Novembro Azul, no próximo mês, quando se intensificam as mobilizações voltadas para a conscientização acerca do câncer de próstata.

“A cada ano, buscamos desenvolver eventos e campanhas que ampliem cada vez mais a conscientização dos nossos colaboradores e colaboradoras sobre a importância de se estar atento e atenta aos cuidados com a saúde, e temos percebido o resultado dessas ações em nossos relatórios de Medicina do Trabalho”, conta a Rosângela Barbosa, gestora do Setor Médico. “Este ano, tivemos um evento conduzido de forma muito leve, mas que, ao mesmo tempo, promoveu um choque de realidade para a necessidade de que precisamos sempre nos cuidar e ficar atentos, pois o câncer não escolhe suas vítimas, como alertaram as médicas”, concluiu a colaboradora Tâmara Barbosa.
Veja mais fotos!
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes