Samba de roda e toda a cultura do Recôncavo marcam encerramento da edição 2022 de projeto pedagógico sobre a região
Dia festivo, com a participação das famílias e convidados especiais, celebrou aprendizagens de alunos do Vieira

“Eu sou da Bahia*
Marinheiro só!
De São Salvador
Marinheiro só!”
O samba de roda e todas as tradições culturais do Recôncavo baiano tomaram conta do Vieirinha na última semana. Estudantes de diversas séries, familiares, equipe pedagógica, colaboradores de outros setores e até “Seu Ernesto”, o pipoqueiro tão querido pelas crianças, participaram da mostra de saberes apresentada pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. Foi a culminância da edição 2022 do projeto “Contando e Cantando o Recôncavo”.
As aprendizagens sobre o cancioneiro, culinária e artesanato, além das manifestações culturais, atividades econômicas, personalidades, tipos humanos e pontos turísticos da região, foram expostas em clima festivo, em programação especial iniciada no Auditório Mabel Velloso, seguindo em cortejo até a quadra e Pátio Aquarela, onde foi instalada uma exposição bilíngue. No trajeto, a decoração especial, inspirada no Recôncavo, era vista nas escadarias e corredores, além de quadros e cartazes feitos pelos alunos.
Desenvolver a cidadania global, sem deixar de valorizar as origens e a realidade regional, é um dos objetivos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Vieira. A proposta alinha-se ao Projeto Educativo Comum (PEC) das unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em todo o Brasil.

SOCIALIZANDO CONHECIMENTOS
“Ao longo do projeto, as crianças puderam se aproximar das temáticas que envolvem o Recôncavo Baiano, a partir da interação de diversas linguagens que favoreceram as aprendizagens sobre essa região tão importante para o povo baiano.”, explicou a professora Carla Moura, coordenadora pedagógica do 4º ano EF. Ela agradeceu a participação de todos os envolvidos.

O ex-funcionário do Vieira, Sr. Muniz, que é sambista, comandou o cortejo que ainda contou com a presença de outro convidado especial: o pipoqueiro do Vieirinha, “Seu Ernesto”. Pais e mães de alunos e colaboradores de setores, como de Vida Comunitária (Sevic), serviço pastoral (Sorpa), patrimônio (Sepat), e da Biblioteca do Vieirinha, além de professores regentes, de Música, Artes, Inglês, Ensino Religioso e Educação Física, também integraram o cortejo de samba de roda, embalando também as apresentações dos estudantes e familiares no maculelê e na capoeira. O ceramista José Mário Santa Rosa trouxe sua roda de oleiro, confeccionando, na hora, pequenos objetos e miniaturas de animais para as crianças.
POTENCIAIS
“Muito interessante um projeto que fortalece a cultura local, que é tão rica, além de chamar a atenção do importante papel do Recôncavo para a história e para as nossas atividades econômicas, como o potencial muito forte para o turismo, por exemplo”, declarou o advogado Rômulo Salomão, pai da aluna Clara. Ele, juntamente com outros pais e mães, participou do cortejo, segurando estandartes que representavam os municípios da região.

A aluna Maria Vitória Pereira gostou muito do projeto e de conhecer o Recôncavo. “O mais legal foram as comidas e conhecer os lugares”, disse ela, que viajou com a turma de sala pelas cidades da região. Uma iniciativa das famílias que se entusiasmaram com o projeto, contribuindo com a consolidação das aprendizagens dos estudantes.
* Trecho de canção de Caetano Veloso, nascido em Santo Amaro, no Recôncavo baiano.
Confira mais fotos em nossa galeria!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
20.05.25
Equipes diretivas de colégios jesuítas do país participam de fórum em Salvador
Evento será realizado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, de 20 a 23 de maio
-
19.05.25
Avanti: grêmio estudantil do Vieira tem novos líderes
Processo eleitoral integra aprendizagem integral do colégio
-
19.05.25
Vieira reafirma ações em prol de educação antirracista em Encontro da Articulação Afro Brasil
Coordenador do Comitê para Educação Étnico-racial e articulador do Neims, Prof. Jacson Paim representou a instituição
-
16.05.25
Cultura organizacional e caráter identitário da missão educativa jesuíta são tema de formação para colaboradores do Vieira
Assuntos foram abordados no dia de formação com assessoria do padre Emmanuel Araújo SJ, como parte do programa Itinerário Inaciano