Vieira e instituições católicas reafirmam compromisso com Pacto Educativo Global
Proposta lançada pelo Papa Francisco completa um ano contando com adesão de organizações de educação das Américas
A proposta lançada pelo Papa Francisco para que as organizações em todo o mundo promovam um Pacto Educativo Global completa um ano nesta sexta-feira (15). O Colégio Antônio Vieira é uma das instituições que atenderam ao apelo do Papa, por meio da Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC) e Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL), em compromisso reforçado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE).
Para reafirmar os ideais assumidos visando promover “uma educação humanizadora, para uma economia solidária e para uma ecologia integral”, como previsto no documento divulgado pelo Papa, a CIEC lançou este ano um livro de infografias para divulgação nas instituições integrantes, dentre elas, as de educação jesuíta. “A educação católica, com suas muitas instituições de ensino, oferece uma contribuição relevante para a igreja no processo de renovação proposto pelo Papa Francisco, com o objetivo de forjar na infância, na juventude e na cultura a valores antropológicos e éticos necessários para construir uma sociedade solidariedade e fraterna”, destaca o secretário geral da CIEC, Oscar A. Pérez Sayago. As infografias também serão divulgadas nas redes sociais e nos espaços de aprendizagem do Vieira.
Confira agora os sete compromissos do Pacto Educativo Global
- Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo.
- Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem são transmitidos valores e conhecimentos.
- Favorecer a plena participação das meninas e adolescentes na instrução.
- Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador.
- Educar e também nos educarmos para o acolhimento, com atenção aos mais vulneráveis e marginalizados.
- Encontrar novas formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso.
- Guardar e cultivar a nossa Casa Comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos.
Imagem: CIEC
Leia também
-
01.11.25
ARTIGO – 'Entre o céu e a saudade, é novembro…'. Confira as reflexões do teólogo William Tavares
Pastoralista do Vieira assina dois artigos que ressaltam que "a vida é breve, mas o amor é eterno".
-
31.10.25
'Cine Rosa com Pipoca' fecha programação da campanha sobre câncer de mama no Vieira
Após vídeos com oncologista e Pink Day, colégio reafirma estímulo ao cuidado com exibição de filme que aborda a temática
-
31.10.25
Crianças revelam valorização das influências africanas em projetos pedagógicos do Vieira
Às vésperas do Mês da Consciência Negra, culminância de projetos "Mãe África" e "Território Africano" reafirmam educação étnico-racial
-
30.10.25
Às vésperas do Enem, estudantes do Terceirão participam de missa especial no Vieira
Missa do Enem trouxe momentos de crescimento espiritual com renovação da fé para a realização das provas