Van Gogh e Frida Khalo inspiram estudantes do Vieira em atividade de Artes e Religião
Ação realizada em codocência permitiu aos jovens do 9º ano EF desenvolver competências, ao refletir sobre identidade e afetividade
“Um encontro inusitado ou uma conexão perfeita?” Essa foi a grande dúvida dos professores de Ensino Religioso (Jacinto Gomes e Odijas Neto) e de Arte (Livia Ayres), após o belo resultado de um trabalho de codocência realizado com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. A partir dos temas sobre autoconhecimento e convivência saudável, os professores atuaram, em conjunto e colaborativamente, em uma ação pedagógica que levaram os estudantes a produzir autorretratos e acrósticos poéticos, mergulhando no universo artístico de Frida Khalo e Vicente Van Gogh, ambos com trabalhos voltados para a autobiografia visual.
“O objetivo da atividade pedagógica foi o de permitir aos estudantes da série construir significados, ampliar sentidos e contextualizar reflexões, inclusive no campo humanístico e espiritual”, explicam os professores. “Pelo poder inspirador da arte, as atividades da codocência integram as dimensões que nos formam, abrindo possibilidades para os sonhos e encontros, deslumbramentos e deslocamentos, reflexões e impulsos que clamam pela vida humana mais livre e pulsante nos seus ideais de emancipação, justiça e solidariedade. Os trabalhos realizados e todo o processo vivido expressam essa linguagem viva na escola, em que a formação humana se dá nessa multidimensionalidade e interação”, completa a coordenadora pedagógica da série, professora Vânia Virgens.
ARTE E AFETIVIDADE
Como proposta artística, as turmas trabalharam, compondo duas produções: um autorretrato e um acróstico poético. “Na primeira, a ideia era expressar traços de identidade, para além da própria imagem. Já na segunda, a proposta visava criar uma corrente afetiva entre os alunos, proporcionando ao estudante a oportunidade de deixar uma mensagem afetiva, através da escrita poética em forma de acróstico, para um colega da turma escolhido por ele(a)”, contam os professores. Na culminância do projeto, os alunos fizeram entregas virtuais dos acrósticos, em um abraço virtual e ato concreto de afetividade, trabalhados pelos professores de Ensino Religioso.
O resultado não poderia ser mais lindo! Confira em nossa galeria alguns trabalhos!
Leia também
-
08.05.24
Pais participam de aula na escola e incentivam adolescentes no aprendizado de Leis da Física
Momento representou estímulo extra para estudantes com oportunidade de estreitar laços entre família e professores
-
07.05.24
Ex-aluna do Vieira, escritora e cronista Vanessa Brunt é atração da Arena Cultural 2024
Estilo literário, pautado em metáforas e antíteses, é um marco da autora
-
06.05.24
No Mês de Maria, Vieira promove romarias e Festa de Nossa Senhora de Fátima. Confira a programação!
Celebrações homenageiam padroeira do colégio
-
06.05.24
Conexão Família e Escola promove integração entre pais, filhos e práticas pedagógicas
Projeto é desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), em parceria com as coordenações pedagógicas do Ensino Fundamental no Vieira