Ex-aluno do Vieira, professor Rui Botelho lança livro sobre a Agência Espacial Brasileira
Escritor, que é também filho e pai de vieirense, já atuou na AEB e acompanha o Programa Espacial do País
Ex-aluno do Colégio Antônio Vieira, o mestre em Mecatrônica e bacharel em Ciência da Computação, professor Rui Botelho é ex-servidor de carreira da Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo atualmente membro-fundador da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB). O professor Rui Botelho é também editor do blog e do canal do YouTube do Brazilian Space e co-autor do Podcast Espacial Brasileiro (PEB). Especialista no tema, o ex-aluno lança, nesta quinta-feira (26), às 20h, o livro “Agência Espacial Brasileira: Um diagnóstico de Gestão”. O evento será on-line em live que todos podem acompanhar no canal Brazilian Space no YouTube (ver abaixo).
A Agência Espacial Brasileira foi criada em 1994 com a missão de atuar como órgão central de coordenação dos esforços nacionais brasileiros para a execução do Programa Espacial Brasileiro (PEC). “Considerando o grande destaque que a exploração espacial vem proporcionando nos últimos anos e a perspectiva de uma nova corrida espacial na próxima década, conhecer o histórico e a governança do Programa Espacial Brasileiro (PEB) e a AEB pode ajudar as pessoas a descobrir um pouco mais sobre esse tema”, diz o professor Rui Botelho.
GERAÇÃO VIEIRENSE
O professor Rui Botelho faz parte de um ciclo de gerações vieirenses. O pai dele (José Carlos) estudou no Vieira de 1957 a 1962. Ele estudou de 1982 a 1989. O filho Bruno foi aluno de 2001 a 2011, “Turma do Centenário”, como ressalta o escritor, frisando que se sente até hoje “genuinamente vieirense”. Cada um em seu tempo, fazendo história e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e do mundo, e até mesmo para a exploração espacial!

Imagens: Tarso Figueira, Editora Appris e acervo pessoal
Leia também
-
20.05.26
Manhã de atividades especiais marca celebração às mamães no Vieira
Programação foi organizada pelo colégio em parceria com a Associação de Pais e Mestres
- 19.05.26 Edições Loyola realiza feira virtual de livros
-
15.05.26
JIP: Guilherme Bellintani e Flávia Silva abordam carreira, desafios e conquistas em palestras no Vieira
Tradicional Jornada de informação Profissional do colégio promoveu rodas de conversa com profissionais de diversas áreas para estudantes do Terceirão
-
15.05.26
Espetáculo Mulher Preta, de Sheyla Bastos, estreia em apresentação exclusiva para colaboradores do Vieira na Sala de Arte Sálua Chequer
Peça, que provoca reflexões a partir do cotidiano de mulheres pretas, é promovida pelo Comitê para Educação Étnico-racial do do colégio