Fórum para alunos do Vieirinha marca Semana do Meio Ambiente 2021
Programação estende-se até a sexta-feira, antecipando as reflexões pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
O Colégio Antônio Vieira inicia nesta segunda-feira (31/05), seguindo até sexta (4), a programação especial da Semana do Meio Ambiente 2021. O evento visa ampliar os conhecimentos e reflexões acerca da importância da preservação do Planeta, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente – a ser comemorado no próximo sábado, dia 5 de junho. Para este ano, o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) e as equipes pedagógicas e da biblioteca conduzem um grande fórum, envolvendo, principalmente, os alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (Vieirinha).
O tema geral do evento é: “Quando cuidamos do meio ambiente, cuidamos de nós, cuidamos do mundo”. A proposta reflete a perspectiva de cuidado com a Casa Comum, prevista nas Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus e que também norteia o Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE). São 17 colégios que integram a RJE no Brasil, sendo o Vieira o único na Bahia.
Confira a programação, a ser tratada em subtemas conforme a série. Veja!
SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2021 – 31/05 a 04/06
Fórum: Quando cuidamos do meio ambiente, cuidamos de nós, cuidamos do mundo.
1º ano EF
Tema: Meio ambiente – Quando cuidamos do meio ambiente, cuidamos de nós e do mundo.
- PPT: “O Meio Ambiente e as Crianças”.
- Vídeos.
- Atividades de desenho.
2º ano EF
Tema: Cuidado com o Meio Ambiente.
- Contação de história: “Caiu no Chão, Virou Bichão”.
- Roda de conversa.
3º ano EF
Tema: O Cuidado com a Natureza.
- Contação de história: “A Formiga e a Semente”.
- Roda de conversa.
4º ano EF
Tema: A Origem da Pegada Ecológica.
- Roda de conversa virtual com o biólogo e professor Rodrigo Martins.
5° ano EF
Tema: Sustentabilidade.
- Roda de conversa, na aula de Inglês, a partir de discussões sobre a música “Heal the World”.
- Roda de conversa, na aula de Ciências, com análise e discussões, a partir de vídeo da WWF-Brasil (ONG “World Wide Fund For Nature” – Fundo Mundial para a Natureza).
6º e 7 º anos EF
Tema: O Meio Ambiente Começa no Meio da Gente.
- Sensibilização com a música “Absurdo” (Vanessa da Mata).
- Roda de conversa.
Leia também
-
12.03.26
Estudantes do Vieira já vivem clima da gincana! Para pontuar bem, é preciso seguir regulamento. Confira!
Normas devem ser cumpridas desde a Pré-Gic, fase atual que já mobiliza as cinco equipes antes da abertura oficial, no dia 26
-
12.03.26
Nafe dá início às atividades de 2026 com palestras sobre educação financeira
Núcleo do Vieira reúne estudantes interessados em aprender mais sobre Finanças e Economia
-
11.03.26
1ª Corrida do Vieira e 115 anos do colégio são tema de entrevista na Rádio Metrópole
Prof. Sergio Silveira, diretor-geral, e Jardel Moura, assessor esportivo, foram atrações do programa comandado por Silvana Freire
-
10.03.26
'De Volta à Infância' é tema da primeira edição do Dia de Descontração do Terceirão do Vieira
Momento, marcado pela ludicidade e fantasia, faz parte das ações do colégio voltadas para o cuidado com a saúde emocional dos estudantes