Ex-aluno do Vieira tem participação no helicóptero Ingenuity que vai sobrevoar Marte
Atualmente morando nos Estados Unidos, engenheiro Raja Gosula liderou equipe que construiu parte digital do chip usado no drone da NASA
Ex-aluno do Colégio Antônio Vieira, o engenheiro Raja Gosula vem sendo notícia esta semana na imprensa baiana. É que, nos próximos dias, a NASA deve realizar o tão esperado primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte. O helicóptero – na verdade, um drone de 1,8 kg – contém um chip, cuja parte digital responsável pelo gerenciamento de potência do equipamento, foi desenvolvida por uma equipe de dez engenheiros liderada por Raja, quando ele ainda trabalhava na empresa Qualcomm, há mais de seis anos.
Raja explica que o chip foi originalmente projetado para o gerenciamento de potência em celulares, mas que, posteriormente, quando a Qualcomm decidiu entrar no mercado de drones, ele passou a ser usado no kit de robótica dos equipamentos. “O sucesso do chip nos celulares o ajudou a ser escolhido para o kit de robótica, sendo comercializado, inclusive, para a JPL (Jet Propulsion Laboratory)/NASA que escolheu construir o Ingenuity a partir dessa placa”, conta.
“Sempre me sinto com sorte quando os projetos em que trabalho terminam em produtos vendidos aos milhões em todo o mundo. Saber que os circuitos que projetei estão funcionando, sob o capô, em todos os lugares é o orgulho da Engenharia. Mas saber que eles estão trabalhando em Marte é uma coisa de outro mundo!”, diz o nosso ex-aluno. Atualmente, Raja trabalha na empresa Cisco Systems, em San Diego, na Califórnia, desenvolvendo circuitos digitais para processamento de sinais de produtos de fotônica de silício, usada em redes de comunicações de fibra ótica.

RAJA NO VIEIRA
Venkata Rajasekhara Gosula, mais conhecido como Raja Gosula, é indiano e veio morar com a família em Salvador quando tinha seis anos. Estudou no Vieira parte do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio (de 1974 a 1980). Depois, ingressou na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde cursou Engenharia Elétrica, concluindo a graduação e cursos de pós-graduação nos Estados Unidos, onde mora até hoje. Os pais e o irmão, que também estudou no Vieira, continuam morando na capital baiana.
Quem estudou com Raja bem lembra que ele era considerado um dos “tubarões do Padre Ugo (Meregalli)”. Referência em Educação, o jesuíta foi professor de Matemática de Raja no Vieira. “Uma das maiores influências acadêmicas da minha vida”, como frisa. Confira abaixo a foto da carteirinha de estudante de Raja, quando ele cursava a então 8ª série!

Parabéns ao nosso querido Raja! Ele e outros tantos ex-alunos que fazem sucesso em suas profissões na Bahia e em todo o mundo (e agora também em Marte!) são sempre motivo de alegria para o nosso Colégio. Com projeto pedagógico sempre ressignificado para o tempo presente, nossos princípios jesuítas de formação integral renovam-se a cada ano, preparando nossos alunos para grandes voos!
Vieira 110 anos – Nossos corações mais unidos do que nunca!
Fotos: divulgação e acervo pessoal
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas