Oficina musical reúne famílias do 5º ano EF em abordagem sobre cultura de paz
A atividade marcou a culminância da primeira etapa do projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o mundo”
“A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. A célebre frase do filósofo Platão se fez realidade para as turmas do 5º ano EF e seus familiares. Eles participaram nos dias 17 e 18 de junho, no espaço Pe. Klein, SJ, da oficina “Musicalidade e a cultura de paz: um momento de integração e vivências criativas”, que concluiu a primeira etapa do projeto interdisciplinar Criando e Recriando o Mundo.
A oficina teve o objetivo de abordar a temática da cultura de paz, tendo a música como expressão artística. As famílias realizaram atividades interativas cantando e tocando instrumentos. “Quando participamos de um grupo musical temos que respeitar o espaço do outro, precisamos ouvir e sermos ouvidos. Buscamos com essa atividade trabalhar o respeito e a sensibilidade através da ludicidade”, destacou a professora de música Letícia Lopes.
A mãe Thea Câmara participou da oficina e considera as atividades lúdicas fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “A música traz a sensibilidade, alegria e interação. Valorizo muito esses projetos”, disse ela. O pai Fernando Nogueira destacou a importância da família fazer parte da rotina escolar dos filhos. “Esses momentos de comunhão em que podemos estar aqui no ambiente escolar são muito importantes para reforçarmos os laços”, frisou ele.
Por um mundo melhor
Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 06 de março, a Campanha da Fraternidade 2019 trouxe o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, que serviu como inspiração para o projeto interdisciplinar Criando e Recriando o mundo. “No segundo semestre, as turmas darão continuidade aos estudos tendo como base a cultura de paz em diversas linguagens artísticas. Trabalhamos com os estudantes nessa possibilidade de ação, de como podemos construir uma cidadania ativa, que se preocupa com o outro”, ressaltou a coordenadora pedagógica do 5ª ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.
Leia também
-
13.03.26
Com mais de 2 mil inscritos, Corrida do Vieira promove encontro de gerações domingo no Farol da Barra
Evento, realizado pelo Colégio Antônio Vieira, celebra os 115 anos da instituição
-
12.03.26
Estudantes do Vieira já vivem clima da gincana! Para pontuar bem, é preciso seguir regulamento. Confira!
Normas devem ser cumpridas desde a Pré-Gic, fase atual que já mobiliza as cinco equipes antes da abertura oficial, no dia 26
-
12.03.26
Nafe dá início às atividades de 2026 com palestras sobre educação financeira
Núcleo do Vieira reúne estudantes interessados em aprender mais sobre Finanças e Economia
-
11.03.26
1ª Corrida do Vieira e 115 anos do colégio são tema de entrevista na Rádio Metrópole
Prof. Sergio Silveira, diretor-geral, e Jardel Moura, assessor esportivo, foram atrações do programa comandado por Silvana Freire