Espaços culturais de Salvador viram cenários para encontros pedagógicos do Vieira
A edição de junho da RCP Itinerante, que envolveu os profissionais do 9º ano EF, foi realizada no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Visitar novos lugares sempre são fontes de inspiração para enxergarmos o mundo de uma nova forma. Cada descoberta e troca de conhecimento nos tornam pessoas e profissionais melhores. Pensando nisso, o SECOP do Vieira vem promovendo a RCP (Reunião de Coordenação Pedagógica) Itinerante, em que os professores visitam espaços culturais em Salvador e vivem experiências marcantes de ampliação de repertório. A última edição, realizada com educadores do 9º ano EF, aconteceu no dia 17 de junho, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
A coordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens, destaca que a RCP Itinerante de junho marcou a finalização das atividades do primeiro semestre. “É um planejamento voltado para experiências que despertam nos educadores a sensibilidade, o espirito crítico, a produção cultural, a atenção e a prática de valores importantes para a formação integral”, destacou ela.
A RCP Itinerante já contou com edições no cinema, na Caixa Cultural, na casa de Jorge Amado e na Caixa Cultural. “Achei interessante essa edição no IGHB, porque é um espaço importante situado no centro da nossa cidade e que passa despercebido. O olhar da escola foi cuidadoso em relação à escolha do local”, ressaltou a professora Ana Paula Monteiro.
Para o professor Richard Vagner, diversificar os locais das RCPs, que acontecem semanalmente com duração de 100 minutos, contribui para o conhecimento e para a criatividade dos educadores. “O Colégio sempre nos convida a fazer o novo, fala muito sobre inovação e essa experiência foi inovadora para todos nós”, ressaltou ele.
O IGHB
OIGHBtem o objetivo de fomentar a promoção de estudos, o desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro. O espaço conta com a Biblioteca Ruy Barbosa, o Arquivo Histório Theodoro Sampaio e o Museu. Para conhecer mais sobre o acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, acesse o site da instituição (clique aqui).
Leia também
-
11.07.25
Diversão e aprendizagens marcam primeira Colônia de Férias do Vieira no Sítio Loyola
Edição inaugural foi desenvolvida durante três dias do recesso após primeiro semestre letivo
-
10.07.25
Alunos do Vieira vão doar tampinhas plásticas para reciclagem e castração de animais de rua
Ação, lançada no colégio neste início de segundo semestre letivo, estimula reciclagem e cuidado com animais de rua
-
10.07.25
Sarau da Avla com colaboradores marca interação entre equipe do Vieira e estudantes
Momento é recordado na volta às aulas em meio à receptividade aos alunos após recesso junino
-
09.07.25
"Liderança que cuida" é tema do PDG de julho no Vieira
Formação continuada de gestores é conduzida pela equipe de Gestão de Pessoas do colégio