Alunos do Vieira participam de programa de inserção na Amazônia
Os alunos viajaram para o Norte do país e conviveram com comunidades marajoaras, campesinas e quilombolas

Autoconhecimento e espírito de equipe são algumas das grandes lições aprendidas na Ilha de Marajó e em algumas comunidades quilombolas e campesinas do Pará, que estarão guardadas nos corações de jovens missionários vieirenses para sempre. Junto com outros estudantes da Rede Jesuíta de Educação, eles participaram da Experiência Magis Mais Amazônia, um programa de inserção que busca promover um encontro entre culturas e realidades das juventudes, realizado entre os dias 5 a 14 de julho.
O projeto, que teve a sua primeira edição em 2019, visou proporcionar aos alunos da Rede Jesuíta de Educação uma experiência de inserção no contexto amazônico, potencializando o trabalho em equipe, espírito de liderança e empatia. A iniciativa contou com a adesão dos colégios Antônio Vieira (Salvador/BA), Jesuítas (Juiz de Fora/MG) e Loyola (Belo Horizonte/MG), que juntos levaram 23 alunos e 6 educadores.
Após dois dias de preparação em Belém, os estudantes se dirigiram para as comunidades, onde vivenciaram seus respectivos cotidianos. “O líder comunitário nos levou para conhecer as pessoas e a região. Participamos das atividades da comunidade e percebemos que eles têm um espírito de união muito forte”, explicou a aluna Átina Castro.
Para a pastoralista Débora Santana, uma das professoras que acompanhou os jovens, a experiência foi muito importante para ampliar a visão dos estudantes. “Eles tiveram acesso a uma realidade completamente diferente e quebraram estereótipos sobre o estilo de vida da região Norte. Essa vivência é essencial para o convívio com as diferenças”, explica ela.
Achou a experiência interessante? Confira as fotos!
Leia também
-
18.09.25
Projetos da Expociência do Vieirão são premiados e indicados para grandes eventos científicos
Após seminário e mostra de trabalhos para a comunidade escolar, evento foi encerrado com escolha das melhores pesquisas e apresentações
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos