25 anos da FIC são celebrados com performance histórica dos alunos
A celebração dos 25 anos da Feira de Informação e Cultura (FIC), realizada no dia 31/10, traduziu o esforço e a dedicação dos alunos da 7ª série EF e de toda comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira.
A celebração dos 25 anos da Feira de Informação e Cultura (FIC), realizada no dia 31/10, traduziu o esforço e a dedicação dos alunos da 7ª série EF e de toda comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira. Os estudantes brilharam na montagem dos stands e nas apresentações musicais realizadas no palco principal, que envolveram o tema “Os clássicos em cena II”.
O evento lotou a quadra 4 com familiares, funcionários, além de alunos e ex-alunos que participaram de outras da FIC e se emocionaram com a edição deste ano.As pesquisas que resultaram nessa culminância, desse que é um projeto transdisciplinar, foram iniciadas ainda na primeira unidade. No segundo momento, os estudantes produziram seminários em sala de aula, em que compartilharam com os colegas as investigações feitas sobre a temática.
“A FIC começou como Feira das Nações e, ao longo dos anos, sofreu algumas alterações. Hoje, desenvolvemos um trabalho mais integrado e de mobilização dos diversos saberes em torno da temática escolhida. Neste ano, o nosso fio condutor foi estruturado a partir dos clássicos da literatura. A nossa ideia é refletir sobre a importância deles e promover a leitura. No dia 29 de outubro nós comemoramos o Dia Nacional do Livro e a Feira é, também, uma oportunidade de pensar sobre esse instrumento que tem grande valor ao longo da história da humanidade”, ressaltou a coordenadora da 8ªsérie EF, prof.ªVânia Virgens.
No dia 30/10, as turmas apresentaram mosaicos que retratavam a história de cada livro, seus personagens e enredo. As peças foram desenvolvidas sob orientação das professoras de Arte, Lívia Ayres e Simone Oliveira. A exposição ainda contou com jornais, produzidos pelos próprios alunos com o apoio das professoras de Língua Portuguesa e Redação, Bárbara Hurst e Alena Freitas, e da educadora do Setor de Mídias, Suzana Sampaio. “Eu gostei muito da FIC. É um projeto que serviu para unir as pessoas da turma e fortalecer espírito do trabalho em equipe. Nós trabalhamos duro e a sensação de ver tudo dando certo foi muito prazerosa”, destacou o aluno Dionísio Guimarães.
As apresentações realizadas no palco principal durante o segundo dia da FIC tiveram a orientação do coreógrafo Márcio Fidélis. “Apesar das dificuldades para dar conta de tudo, o projeto foi muito importante para nos mostrar a importância da leitura e de valores como o amor e a confiança, presentes na obra que a gente estudou”, ressaltou a aluna Maria Fernanda Moraes.
Turmas e Obras
Ao todo, a Feira de Informação e Cultura (FIC) reuniu 11 clássicos da literatura. Confira a lista de obras apresentadas pelas turmas:
Turma A – O Rei Artur e os Cavaleiros
Turma B – O Corcunda de Notre-Dame
Turma C – O Médico e o Monstro
Turma D – O Alienista
Turma E – Meu Pé de Laranja Lima
Turma F – O Inspetor Geral
Turma G – A Megera Domada
Turma H – O Conde de Monte Cristo
Turma I – Olhai os Lírios do Campo
Turma J – O Menino de Engenho
Turma L – Frankstein
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas