Vieira dá início ao ano letivo de 2016
A volta às aulas é sempre um momento especial, marcado pelos reencontros e desejo de fazer bonito nos estudos.
A volta às aulas é sempre um momento especial, marcado pelos reencontros e desejo de fazer bonito nos estudos. Após a 3ª série EM, que voltou ao Vieira no dia 25 de janeiro, houve o retorno das turmas do 3º, 6º e 8º anos EF, além das 1ª e 2ª séries EM e EJACAV, que aconteceu no dia 11/02. Os alunos do 1º, 4º, 5º e 7º anos e da 8ª série EF iniciaram suas atividades no dia seguinte. Já o 2º ano EF teve o seu primeiro dia de aula na segunda-feira (15/02). Os estudantes foram recepcionados com muita alegria pela equipe pedagógica de sua respectiva série e por funcionários do Serviço de Vida Comunitária (SEVIC).
A diretora acadêmica do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Janeide Medrado, ressaltou a preparação realizada pelos professores ao longo do recesso para melhor atender as demandas acadêmicas e a importância de organização por parte dos estudantes. “Mais um ano se inicia e, geralmente, esse início é sempre carregado de muitas expectativas, propósitos e anseios. De modo geral, a gente percebe a alegria de todos pelos reencontros e o desejo de conferir as novidades. É fundamental que esse momento venha acompanhado por três ingredientes de muita importância: dedicação, planejamento e disciplina. Esses fatores são fundamentais para que tenhamos um bom ano letivo”, disse ela.
Entre os alunos, o sentimento era de satisfação pelo recomeço. “É bom reencontrar os amigos depois de um tempo, se enturmar, e ter contato com os professores também. Eu planejei estudar mais esse ano, porque a oitava série é a base para o Ensino Médio”, destacou o aluno Gabriel Jorge Santos. “Espero que seja um ano em que eu tenha muitos aprendizados, não só acadêmicos, mas também de vida. E que essas lições possam me tornar uma pessoa ainda melhor”, completou a estudante Maria Luísa Costa.
Mudança e Responsabilidades
Novo ano é sinal de nova série. E a mudança é ainda mais impactante para os estudantes que saem da 8ª série EF e vão para o Ensino Médio. As responsabilidades aumentam, a decisão de qual carreira seguir no futuro começa a ser amadurecida e o foco nos estudos precisa ser redobrado.
“A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio não é somente uma representação simbólica de ostentar o friso azul marinho nas camisas da farda. Os próprios alunos sabem que essa passagem é cheia de desafios e possibilidades de mudanças, principalmente na sua postura aprendente. O Ensino Médio direciona o aprendizado no sentido de produzir conhecimento próprio e estimular os alunos a compreenderem e a desenvolverem uma consciência mais plena de suas responsabilidades e direitos”, comentou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes.
Os alunos prometeram bastante empenho para driblar as dificuldades. “Chegar à 1ª série EM, para mim, é um sonho realizado. Ao mesmo tempo, percebo que é uma grande responsabilidade, porque a gente começa a perceber que vão vir novas cargas horárias, novas experiências e a necessidade de planejar o futuro a partir de agora. Voltar à escola é tudo de bom”, disse a aluna Beatriz Teixeira. “Essa passagem é muito importante, porque você começa a planejar sua vida melhor e se torna mais maduro. Eu pretendo cursar Direito e sei que tenho que me dedicar e estudar muito desde já”, finalizou o estudante Matheus Carvalho.
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema