Ciclo de palestras sobre Arboviroses e Aedes Aegypit acontece no mês de agosto
Iniciativa do Naic contará com a presença de professores do Vieira e convidados. Veja a programação!
O Brasil tem enfrentado altos índices envolvendo a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Por isso, o Ciclo de Palestras “As arbovirores e o Aedes Aegypti” visa promover discussões científicas, debates e estimular a reflexão a respeito das questões de saúde pública e da cidadania. O evento foi idealizado pelo Núcleo Acadêmico e Incentivo ao Conhecimento (NAIC).
Confira a programação abaixo:
Parte 1: Aula com os professores Osman Barbosa e Ricardo Faria
Datas: 01/08 (Segunda-feira): Turmas A, B, F
03/08 (Quarta-feira): Turmaas C, D, E
Local: Sala de Arte Sálua Chequer
Temas:
“Aspectos morfológicos, fisiológicos e ecológicos do Aedes aegypti”- Osman Barbosa
“Estrutura, replicação e ferramentas moleculares dos Arbovírus”- Ricardo Faria
Público: 3ª série EM
Horário: 17h10 às 19h10
Parte 2: Palestra com os pesquisadores Gúbio Soares e Yukari Mise
Data: 16/08 (Terça-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Sala de Arte Sálua Chequer
Público: Todos os alunos do Ensino Médio
Temas:
“Tecnologias Laboratoriais de identificação dos patógenos e diagnósticos das Arboviroses.”- Gúbio Soares
“Aspectos epidemiológicos das Arboviroses”- Yukari Mise
PALESTRANTES
GÚBIO SOARES CAMPOS:
Possui doutorado em Virologia – Universidad de Buenos Aires (2000). Atualmente é Farmaceutico da Universidade Federal da Bahia e professor de microbiologia – Coordenador do Laboratorio de Viirologia do Instituto de Ciencias da Saude-UFBA, experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Rotavirus, Caev, Norovirus, Dengue,HPV , Chikungunya, Dengue e o descobridor do Zika virus no Brasil em abril de 2015 na cidade de Camaçari -Bahia.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787873E2
YUKARI FIGUEROA MISE:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1998), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2009) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atuou como professor substituto da Universidade Federal da Bahia lecionando Epidemiologia entre 2011 e 2013. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador, Epidemiologia dos envenenamentos por animais peçonhentos e Ensino de Ciências.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708606U5
OSMAN BARBOSA:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1986). E mestre em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia e professor do Colégio Antônio Vieira. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do#
RICARDO FARIA FILHO:
Biólogo graduado e bacharel em Recursos Ambientais e Mestrando em Genética e Biodiversidade pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Serpentes e Ofidismo.
Leia também
-
12.12.25
Estudantes atores do Cia Teatro Griô encantam público em apresentação de 'A odisseia da Odisseia'
Mostra artística revelou aprendizagens do curso livre para alunos do Vieira
-
12.12.25
Com marca assinada por Bel Borba, turma de 1975 do Vieira celebra 50 anos com reencontro
Evento reuniu eternos amigos em um bar e restaurante no bairro da Pituba
-
11.12.25
Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico
Palestras fazem parte do conjunto de ações do Vieira voltadas para a saúde mental da equipe
-
10.12.25
Peça 'Foi por Esse Amor' valoriza relações familiares em apresentação para colaboradores do Vieira
Sessões exclusivas na Sala de Arte Sálua Chequer agradaram público, que aplaudiu de pé