Menu
Logo do site
Logo do site
24.09.26

CIDADANIA AMBIENTAL – Estudantes do Vieira têm aula de campo no Parque das Dunas  

Ação, integrada ao projeto Movimento Direitos Humanos (MDH), ampliou aprendizagens das turmas do 9º ano EF   

CIDADANIA AMBIENTAL – Estudantes do Vieira têm aula de campo no Parque das Dunas  

Em tempos de mudanças climáticas que alertam para a urgência de uma maior atenção ao meio ambiente, despertar jovens estudantes para a cidadania ambiental é um dos objetivos de um projeto pedagógico interdisciplinar do Colégio Antônio Vieira, em Salvador: o Movimento Direitos Humanos (MDH). Desenvolvido com adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), o projeto fundamenta-se na obra “Direitos Humanos e Cidadania”, de Dalmo Dallari (1931-2022). Uma aula de campo no Parque das Dunas, voltado à educação ambiental, contribuiu para a consolidação das aprendizagens em sala de aula. No Parque, localizado no bairro da Praia do Flamengo, foram ainda abordados conteúdos complementares dos componentes curriculares de Biologia e Geografia.

De acordo com a coordenadora pedagógica da série, professora Eliana Fonseca, a ida das turmas do 9º ano EF, no período de 14 a 17 de setembro, teve dois objetivos específicos: “permitir aos estudantes compreenderem, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente e a atuação do homem; e, despertar a consciência da cidadania ambiental, a partir das relações de interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida”.

Para tanto, os estudantes assistiram às apresentações dos monitores do parque, contando também com a interação da equipe de educadores do Vieira que acompanhou as turmas: a coordenadora pedagógica, a orientadora educacional, pastoralistas e colaboradores do Serviço de Vida Comunitária (Sevic). Além das palestras com os dados das mais recentes pesquisas científicas na área ambiental, as turmas participaram de uma trilha interpretativa em uma experiência significativa de observação e ampliação de repertório sobre a temática do meio ambiente. 

PARQUE DAS DUNAS

Fundado em 1994, o Parque das Dunas, na capital baiana, é considerado a maior reserva urbana de dunas, lagoas e restingas do Brasil. Integra um projeto de educação ambiental liderado pelo ambientalista Jorge Santana. “São 6 milhões de metros quadrados de espaço, que abriga um complexo de 12 lagoas, coberto por vegetação de Mata Atlântica preservada”, afirmou o ambientalista em entrevista ao Diário. O Parque das Dunas é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), criada com o intuito de preservar o ecossistema da Área de Proteção Ambiental (APA) do Abaeté.

Confira mais fotos!

Imagens: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo