Menu
Logo do site
Logo do site
19.12.25

Comitê Étnico-racial do Vieira avança nos propósitos de uma educação antirracista

Formações entre integrantes ampliam repertório para assessoramento das atividades junto aos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar

Comitê Étnico-racial do Vieira avança nos propósitos de uma educação antirracista

Na sala de aula, exposições, eventos literários, a educação antirracista é um dos propósitos mais evidentes entre os objetivos do projeto pedagógico do Colégio Antônio Vieira. Para que as ações nesse sentido avancem cada vez mais, alinhando-se também à busca pela promoção da justiça social abraçada pelas obras da Companhia de Jesus, o Comitê para Educação Étnico-racial e de Gênero do colégio realizou, nos últimos meses, formações sobre a temática entre seus integrantes, contribuindo para um assessoramento ainda mais qualificado às ações pedagógicas e institucionais, realizadas junto aos estudantes, colaboradores e demais integrantes da comunidade escolar. A série de formações do ano será celebrada nesta sexta-feira (19), com uma visita dos integrantes ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab).

Nos encontros formativos, realizados internamente no Espaço Klein SJ, os integrantes do Comitê trataram de temas como “Inferência pedagógica diaspórica”; “Autocuidado, terapia e sustentabilidade na luta antirracista”; e, “Letramento racial”. A professora Joelma Serra, por exemplo, abordou o primeiro tema no dia 3 de outubro, em palestra que teve como proposta promover “o exercício de ‘olhar’ para ver evidências das contribuições e permanências das pretitudes na contemporaneidade”, como frisou a professora, que leciona Arte no colégio.

Também integrante do Comitê, o professor Cláudio Roberto Cruz, que faz parte do Departamento de Educação Física (Defe) e também é psicólogo, falou sobre “Saúde mental e atravessamento racial: cuidado que transforma”, propondo um diálogo sobre autocuidado, terapia e sustentabilidade na luta antirracista corporativa, em evento no dia 21 de outubro. Já a professora Eneida Santana, coordenadora do Ensino Médio Noturno do Vieira, abordou, no dia 17 de novembro, a questão do letramento racial, tratando sobre raça e racismo na contemporaneidade, com momentos de partilha. O comitê também contou com rodas de conversa a partir de temas para educação antirracista, apresentados pelo coordenador do Comitê, Jacson Paim. 

Os integrantes ainda promoveram um momento de treinamento a uma das equipes de estudantes do Vieira que participaram da Feira Internacional de Iniciação Científica (Fenic), promovida pelo Senai, de 11 a 13 de dezembro. Os alunos do Ensino Médio Noturno foram destaque no evento com projeto também apresentado na Expociência do colégio, intitulado “Algoritmos e identidade: a invisibilidade dos cabelos crespos no consumo digital de produtos cosméticos dedicados ao cabelo afro”.

FORMAÇÕES EXTERNAS

O Comitê para uma Educação Étnico-racial do Vieira também participou neste final de ano de uma formação com a educadora baiana Bárbara Carine. Escritora premiada, Bárbara tem sua trajetória marcada pela valorização da cultura negra e metodologias que fortalecem identidades, práticas coletivas e educação para a igualdade racial. Entre suas obras estão “Como Ser Um Educador Antirracista” (vencedora do Prêmio Jabuti 2024), “Querido Estudante Negro” e “História Preta das Coisas”.

O evento foi no último dia 6 na Caixa Cultural Salvador, tendo como tema “Olhares Negros: Consciência Crítica Racial”. Novas participações com expoentes da educação antirracista estão previstas para 2026. Que mais avanços sejam conquistados no próximo ano na luta contra o racismo e valorização das influências culturais do povo!

Confira mais fotos dos eventos!

Fotos: Secom/CAV e arquivo pessoal.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo