Menu
Logo do site
Logo do site
11.12.25

Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico

Palestras fazem parte do conjunto de ações do Vieira voltadas para a saúde mental da equipe

Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico

Em tempos de mudanças sociocomportamentais advindas com as novas tecnologias, é fundamental que os profissionais que atuam com muitas pessoas, sobretudo crianças e jovens, estejam atentos à saúde mental de si próprias e do seu público. Foi nesse sentido que o Colégio Antônio Vieira convidou o neuropsicólogo e doutor em Ciências da Educação, Alessandro Marimpietri, para palestras na instituição que trataram do tema “Saúde mental: construindo um ambiente psicologicamente seguro”. 

A primeira palestra, realizada ainda em outubro, teve como público-alvo os gestores. O evento marcou o encerramento da edição 2025 da série de formações do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), trazendo situações específicas da realidade de liderança de equipes. No caso, foi abordado como os gestores podem ficar atentos e adotar novas posturas para construir condições que promovam a saúde mental no ambiente de trabalho. Marimpietri também destacou a importância de incentivar os colaboradores a cuidarem da saúde mental, além da física, buscando qualidade de vida tanto profissional quanto pessoalmente.

ABERTURA DO PLANEJAMENTO

Antes mesmo da conclusão do ano letivo de 2025, as equipes pedagógicas do Vieira já começaram a atuar no planejamento das atividades de 2026. O evento que marcou a Abertura do Planejamento Pedagógico, no dia 12 de novembro, também teve como destaque a palestra de Marimpietri, neste caso já dentro da perspectiva dos professores, orientadores educacionais e pastoralistas do Vieira em sua atuação direta com os estudantes, crianças e jovens.

O psicólogo trouxe situações da realidade das gerações envolvidas e o quanto os educadores têm um papel fundamental em contextos de influenciadores sem a devida formação e pais extremamente atarefados que, muitas vezes, ainda confundem os propósitos da escola, além das condições enfrentadas pelas próprias crianças e jovens em cenário de excesso de telas e padrões impostos nos ambientes digitais.

O cuidado com a saúde mental, como autocuidado pelo educador, mas também na atenção às crianças e adolescentes no dia a dia na escola, foi defendido como um pilar que deve sustentar as ações pedagógicas, devendo ser considerado desde o processo de planejamento para o próximo ano. Foi o que sinalizou o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, que é doutorando em Educação e terapeuta, com especialização em Neurociência e Comportamento. 

As questões mais práticas ligadas ao planejamento das atividades e que já estão sendo tratadas nas reuniões de coordenação pedagógica, como projetos educativos, organização das unidades letivas, materiais didáticos etc, foram ressaltadas pelo diretor acadêmico, professor Anderson Rafael, que sempre destaca a importância de se pautar pelo discernimento inaciano, um marco da educação jesuítica. O Vieira faz parte da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Santo Inácio de Loyola, daí o adjetivo “inaciano”. Na oportunidade, o padre Emmanuel Araújo SJ, que também integra o Conselho Diretivo do Vieira, fez uma oração, pedindo bençãos para a condução dos trabalhos. Em ambos os eventos, pastoralistas proporcionam momentos de espiritualidade aos participantes.

Confira agora mais fotos!

Imagens: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo