Menu
Logo do site
Logo do site
10.11.25

Vieira ganha destaque ao formar líderes para novas exigências do mundo do trabalho. Confira matéria publicada do Correio 24 Horas

Formação que alia excelência acadêmica e soft skills é tema de reportagem na seção Estúdio Correio

Vieira ganha destaque ao formar líderes para novas exigências do mundo do trabalho. Confira matéria publicada do Correio 24 Horas

Em tempos de inteligência artificial e mudanças rápidas, escola jesuíta aposta em formação integral que alia desenvolvimento cognitivo e competências socioemocionais

As novas tecnologias, sobretudo, as digitais, alavancadas pela Inteligência Artificial (IA), têm apontado para novos cenários no mundo do trabalho nunca antes imagináveis. Os contextos mudam com muita velocidade, exigindo dos profissionais competências para além das aprendizagens acadêmicas, ou seja, habilidades comportamentais, sociais e emocionais, consideradas essenciais para o novo perfil de líderes na contemporaneidade, as chamadas soft skills.

Segundo o relatório Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial, divulgado este ano, quase 40% das competências exigidas no mercado de trabalho devem mudar até 2030, deslocando o foco apenas do conhecimento técnico para habilidades como pensamento analítico, empatia, adaptabilidade, criatividade, colaboração e capacidade de aprender continuamente.

Diante desse contexto global, o Colégio Antônio Vieira, em Salvador, tem se destacado na formação para essas demandas contemporâneas. A instituição oferece, desde a Educação Infantil, uma educação que vai além do domínio cognitivo, valorizando experiências que desenvolvem autonomia, consciência, curiosidade e relações humanas sólidas. As metodologias ativas, aliadas a projetos que estimulam o protagonismo e a responsabilidade social, buscam fortalecer a capacidade das crianças e adolescentes de interpretar o mundo, tomar decisões, trabalhar em equipe e liderar com propósito.

“Os projetos existentes no colégio, tais como os núcleos de protagonismo estudantil e o grêmio, assim como os novos ambientes de aprendizagens, traduzem esse novo olhar que o mundo do trabalho precisa, que valoriza as soft skills, posicionando o Vieira como um ponto fora da curva, por isso eu não tenho nenhuma preocupação quanto ao meu futuro profissional, porque me sinto preparado não só para ser o melhor que eu posso ser academicamente, mas também para poder exercer essas soft skills de liderança, de trabalho emocional e em equipe, entre outras”, declarou o estudante Pedro Gonçalves, concluinte da 3ª série do Ensino Médio.

Para a jovem advogada Catherine Mainart, ex-aluna do Vieira e que atua no ramo do Direito Médico e da Saúde, as mudanças de contexto são uma constante de sua atividade, lidando com temas sensíveis, entre eles, situações de erro médico.

“Em cada caso que atuo, consigo colocar em prática as habilidades e competências adquiridas no curso da minha formação integral no Vieira, entre elas: empatia, para compreender as queixas dos pacientes e dos profissionais envolvidos; interdisciplinaridade e raciocínio crítico, para pensar nos diversos ramos do saber que preciso mobilizar para entregar a melhor solução ao caso (não se limitando ao Direito, mas também no campo da Medicina e da Bioética, por exemplo); proatividade, para buscar ativamente a solução junto aos órgãos competentes; entre outras”, conta Catherine.

CLIQUE AQUI e confira a íntegra da matéria publicada no jornal CORREIO 24H.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo