Menu
Logo do site
Logo do site
05.11.25

The Movie Project! Crianças revelam aprendizagem bilíngue em linguagem de cinema

Projeto mobilizou estudantes do 5º ano EF do Vieira ampliando a fluência no inglês

The Movie Project! Crianças revelam aprendizagem bilíngue em linguagem de cinema

Aprender uma nova língua é como descobrir um novo mundo. Mas, para uma criança do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), esse mundo não pode ser feito apenas de regras e listas de verbos. Ele precisa ter cor, som e emoção. É por isso que o projeto que associa as aprendizagens de inglês à magia do cinema é um dos destaques entre as metodologias ativas adotadas pela educação bilíngue do Colégio Antônio Vieira. O “The Movie Project” mobilizou os estudantes da série desde a escolha do filme às análises interpretativas dos diálogos, aprendendo sobre os tempos verbais, linguagem formal e coloquial, abreviaturas, estruturas das frases, contextos vivenciados por países que falam a língua inglesa, entre outras aprendizagens multidimensionais, como explicam os professores.  

“Os filmes já fazem parte do universo deles. São as histórias que eles amam, os heróis que admiram. Ao usá-los, não ensinamos inglês; convidamos o inglês a fazer parte do mundo deles. Este projeto nasceu do desejo de transformar o aprendizado em uma aventura. Em vez de apenas decorar palavras, eles viveram as palavras nos diálogos. Em vez de apenas escrever frases, eles criaram roteiros”, disse o teacher Ranulfo Santos. “Acendemos aquela faísca de curiosidade e mostramos que o inglês não é uma matéria, mas uma ponte para se conectar, criar e se expressar de um jeito totalmente novo. Foi sobre dar a eles a chance de não apenas assistir a uma história, mas de se tornarem os contadores dela”, completou a teacher Jaqueline Santana.

Assim, os alunos puderam absorver novas palavras naturalmente, ouvindo seus personagens favoritos; entender piadas e emoções nos diálogos, treinando os ouvidos para o ritmo do inglês; soltar a voz, sem medo de errar, enquanto dão a vida a uma cena; transformar ideias em palavras, escrevendo seus próprios roteiros e criando materiais de divulgação; aprender a ouvir o colega, a negociar ideias e a descobrir a força do trabalho em equipe, “além de sentir o frio na barriga de subir no palco e, juntos, transformá-lo em orgulho e aplausos; cuidar um do outro, ajudando quem esqueceu uma fala e comemorando o sucesso de todos; soltar o artista interior ao criar um cartaz que capture a alma do filme; brincar de ser diretor, roteirista e ator, descobrindo talentos que nem sabiam que tinham; contar sua própria versão da história, mostrando sua perspectiva única”, como frisa a equipe pedagógica.

DAS IDEIAS AO PALCO

Depois, o grande momento: a apresentação do roteiro do filme escolhido, marcando a culminância do projeto, em seis dias durante o mês de outubro, conforme a turma. “A mágica aconteceu. As palavras do roteiro começaram a ganhar voz e movimento. Momento de respirar fundo, sentir a energia da plateia e compartilhar com o público não apenas uma cena, mas toda a coragem, dedicação e alegria de aprendizagens construídas, juntos”, conclui, orgulhosa dos resultados, a coordenadora pedagógica da série, professora Isabel Cezimbra.

Confira mais fotos!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo