Biblioteca Jorge Amado expõe desenhos artísticos de Clara Aang e Lucas Gusmão
Mostra valoriza e incentiva talento de estudantes por meio do projeto LiterArte
Expressividade e emoção, reveladas em traços firmes e, ao mesmo tempo, muito sensíveis dos artistas Clara Aang e Lucas Gusmão, ambos estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira. Eles assinam a exposição de desenhos em mais uma mostra do Projeto LiterArte da Biblioteca Jorge Amado, que fica no Vieirão, unidade do colégio destinada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A qualidade das produções encanta os visitantes e revela o potencial dos alunos desenhistas, não apenas pela técnica, mas no repertório expresso pela arte.

Clara Aang é uma forte presença na comunidade vieirense. Participa da diretoria do Setor de Artes Plásticas da Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla) e da diretoria de imprensa da VIII ONU Colegial – projeto de simulação de conferências das Nações Unidas. Como conta a própria artista, desde a infância, Clara sempre se mostrou criativa e encantada com o mundo – e o que ele proporciona aos sentidos. Encontrou nas artes visuais uma maneira de explorar diferentes perspectivas, revelando expressões de seu imaginário para contar histórias e emoções por meio de formas, cores e traços.

Lucas Gusmão, por sua vez, já costumava, desde pequeno, desenhar personagens de animações que via na televisão, nos jogos e revistas. Atualmente, estuda para aprimorar técnicas de anatomia para melhor representar a figura humana. Na mostra LiterArte, ele expõe desenhos inspirados nas histórias em quadrinhos, revelando corpo humano em ação e movimento. Lucas admira artistas do universo do mangá, anime e Studios Marvel, como John Buscema, Naoki Urasawa e Frank Miller.
LEITURA DE MUNDO
Desde a reinauguração no dia 19 de março, a Biblioteca Jorge Amado, batizada com este nome em homenagem ao escritor e ex-aluno do colégio, passou a ser um espaço também de expressão da arte, unindo-se a outros do Vieira, como a Passarela da Arte. Antes de Clara Aang e Lucas Gusmão, o estudante Artur Nery inaugurou a série LiterArt, também com desenhos expressivos que inspiram e promovem reflexões entre os estudantes.
“A biblioteca Jorge Amado é também um espaço que acolhe diversas expressões artísticas, transformando-se em um palco de possibilidades para o público jovem, que busca caminhos para expressar sua identidade e ampliar seu olhar sobre o mundo, rompendo fronteiras. Aqui é um convite para que os jovens enxerguem a arte como parte do cotidiano delas, aproximando-os também da leitura e da cultura de forma lúdica e significativa”, ressalta a bibliotecária Jaqueline Torres, ao falar um pouco do projeto.

Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
25.08.26
Em visita técnica anual, diretor da RJE faz escuta ativa de educadores e estudantes e pontua horizontes da Rede para os próximos anos
Protagonismo estudantil foi uma das pautas da série de reuniões no Colégio Antônio Vieira entre os dias 18 e 21 deste mês
-
24.08.26
Padre Tárcio Santos toma posse como reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima
Celebração eucarística reuniu fiéis, jesuítas e sacerdotes da Arquidiocese de Salvador
-
24.08.26
Aulão multidisciplinar do Vieira consolida aprendizagens de estudantes do Terceirão
Ação interligou conteúdos de Filosofia, Biologia, Sociologia, Literatura e História
- 21.08.26 Osba faz homenagem ao compositor espanhol Manuel de Falla em concerto no Santuário N. Sra. de Fátima